AS ACADEMIAS SÉNIORES EM LONDRES
A ideia lançada em Joanesburgo, em 2008 nos ENCONTROS PARA A
CIDADANIA: MULHERES – VERTENTE DE MOBILIDADE NUMA PERSPECTIVA
DE DIÁLOGO INTERCULTURAL – para a criação de Universidades Sénior
destinadas a ocupar o tempo livre dos mais velhos, agora reformados e
tantas vezes sem programas de actividades interessantes e enriquecedoras
no ponto de vista cultural, como também para intercâmbio de ideias e de
relacionamentos, está a procurar ser implementada em Durban e em Caracas.
Considerando que 2012 é o Ano Europeu do Envelhecimento
Activo e da Solidariedade entre Gerações, a Secretaria de Estado das
Comunidades Portuguesas decidiu patrocinar a divulgação deste projecto e,
depois de apresentado á comunidade portuguesa de Newark, pretende-se
alastrá-lo a outros espaços da nossa diáspora, tal como foi feito em Londres
pela Dra. Manuela Aguiar, no passado mês de Junho na Embaixada de Portugal,
na presença do Senhor Embaixador, que assim tanto dignificou o nosso
Encontro.
Procurando também que lhe esteja associado um diálogo inter-
geracional no espaço da nossa diáspora, este projecto passa a designar-se
ACADEMIAS SÉNIOROS DE ARTES E SABERES (ASAS).
Inspiradas no modelo das Universidades Sénior portuguesas, propiciarão
uma multiplicidade de actividades dependentes dos contextos onde estão
inseridas e, consequentemente, das motivações e das carências reveladas, tais
como cursos temáticos (línguas estrangeiras, história, literatura, informática,
artes plásticas, teatro, grupo coral, dança e folclore, culinária, socorrismo,
etc.), palestras, seminários, viagens de estudo, sessões de convívio (jantares
e bailes), investigação (histórias de vida da Diáspora, auto-biografias),
favorecendo também um diálogo inter-geracional, bem como uma Rede entre
todas elas.
A frequência dos cursos deverá ser regular e calendarizada, sem
avaliação final, mas com direito à obtenção de diploma de participação.
Pretende-se que as academistas e os academistas tenham
sempre atitudes interventivas e participativas, aproveitando mesmo os saberes
individuais para a animação de actividades e para a leccionação de cursos.
O grupo presente na Embaixada de Portugal e seleccionado pela Dra.
Luísa Ribeiro, era representativo de diferentes contextos e com papeis muito
importantes em cada um deles, que favoreceu o entendimento de uma
tipologia específica para a comunidade portuguesa em Londres e a analisar
com profundidade, pelo que deveria ser objecto de discussão em novas
reuniões, tal como a que aconteceu num jantar já agendado para Setembro.
Foi com enorme satisfação que nesse jantar em Lambeth, o grupo
aumentou e muitas ideias surgiram, definindo-se metodologias, estratégias,
frequência (1ªs quartas-feiras de cada mês) e mesmo o local,
disponibilizado por uma das novas aderentes e dona de um restaurante,
bem como o secretariado, que se responsabilizaria pelo encaminhamento
via e-mail de todas as informações recebidas.
Este grupo de mulheres, agora intituladas LUSÓFONAS EM LONDRES, já
tem um programa detalhado expresso neste e-mail agora recebido:
Olá a todas,
No nosso jantar da passada quarta-feira, dia 07/11/12, ficaram algumas
questões esclarecidas e outras se levantaram.
Assim, decidiu-se que:
1) o nome do grupo será "Lusófonas em Londres"
2) as sessões/encontros terão a duração de 1 hora, sendo os primeiros 30 minutos
destinados à apresentação dos temas (1/2) dessa sessão e a segunda meia hora a
esclarecimentos mais individualizados. Haverá sempre duas pessoas responsáveis pela
organização e apresentação da sessão, assegurando a sessão caso aconteça algum
imprevisto.
3) a primeira sessão será dia 14 de Janeiro (segunda-feira), sendo o tema "Ano Novo, Vida
Nova". O objectivo será abordar questões ligadas à auto-imagem (contaremos com o apoio
de uma cabeleireira e de uma maquilhadora) e à definição de objectivos pessoais para o
novo ano. Esta sessão é da responsabilidade da Maria e minha.
4) a segunda sessão, da responsabilidade da Ana Paula e da Luísa, será dia 6 de Fevereiro
(quarta-feira), sendo o tema "Ano Novo, Casa Nova".
5) a terceira sessão, dia 6 de Março, com o tema "Ano Novo, Trabalho Novo" fica a cargo
da Isabel.
6) no final de cada sessão ficamos por mais 15 min para discutir alguma questão sobre
essa sessão e acertar algum pormenor para a seguinte.
Quanto a questões levantadas, falou-se na possibilidade de criar uma página no Facebook
e na necessidade ou não de se escolher uma líder para o grupo.
Aproveito para pedir a todas que ao responder a emails tenham o cuidado de escolher a
opção de responder a todos os contactos, para garantir que todas recebem as mensagens
trocadas. Peço também que caso não possam estar presentes nalgum encontro avisem para
sabermos ao certo com quem podemos contar em cada sessão.
Até breve.
Abraço,
Mariana Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário