domingo, 4 de janeiro de 2015

A vertente educacional na Mulher Migrante – Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade Ciente de que pela educação poderemos tornar o mundo melhor, mais justo e
harmonioso, a Mulher Migrante - Associação de Estudo Solidariedade e Cooperação (AEMM) tem tido a preocupação de incentivar jovens estudantes a participar ativamente nas suas iniciativas. Os resultados estão patentes nas mais recentes publicações lançadas em janeiro de 2014: Expressões
Femininas da Cidadania – III Encontro Mundial de Mulheres da Diáspora e Entre Portuguesas – 20 Anos da Associação Mulher Migrante. Há neles trabalhos desenvolvidos por alunos e professores, presentes no Encontro Mundial “Mulheres d’Artes da diáspora portuguesa – as migrações e as artes
no feminino”, realizado em Espinho, primeira iniciativa, no ano da comemoração dos vinte anos da Associação Mulher Migrante. Os alunos declamaram poemas sobre o tema da partida e da chegada tão presentes no “Mar Português” de Fernando Pessoa, “Emigração Portuguesa” de Rogério Martins Simões, “Regresso” e “Ei-los que partem” de Manuel Alegre e Manuel Freire, respetivamente, e ainda “ A hora da partida” de Sophia de Mello Breyner. Para a sessão, os alunos prepararam com os seus professores perguntas que os despertaram para temáticas como a arte e a participação
cívica, as mulheres da diáspora. Mais tarde, elaboraram um questionário- entrevista dirigida a algumas artistas. Fizeram navegar as suas caravelas, construídas com materiais reciclados até ao local da exposição, cheias de dignidade e beleza já que elas representam, de forma simbólica, a diáspora
portuguesa, com a partida dos nossos primeiros navegadores tão bem representada no episódio da partida das naus, na obra prima da nossa literatura e da autoria de Camões.
Num segundo momento deste Encontro, aconteceu um debate entre as artistas presentes na bienal, alunos americanos acompanhados pela Professora Doutora Deolinda Adão e professores e alunos das escolas de Espinho. Aí surgiu a ideia de um novo projeto a que demos o nome: Projeto Berkeley-
Espinho - uma parceria entre os alunos americanos, estudantes de Estudos Portugueses, na Universidade de Berkeley e da California State University - San Jose, ambas instituições públicas do Estado da Califórnia e os alunos da Escola pública portuguesa de Espinho.
No dia 17 de janeiro,na Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, em Espinho foi celebrado o protocolo, promovido Associação, representado pela Presidente da Assembleia Geral, Drª Manuela Aguiar e Arcelina Santiago, membro de ligação entre a Associação e as Instituições de Ensino. Assinaram o protocolo: as Universidades de Berkeley e de S. José, ambas instituições públicas do
Estado da Califórnia, representadas por Deolinda Adão, docente responsável pelo Curso de Estudos Portugueses e do curso de Verão. Pelas Instituições de educação: pela Escola DR. Manuel Gomes de Almeida, o Dr. José Ilídio Sá, e Drª Carminda Costa, diretor e professora orientadora do projeto
respetivamente. Pela Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, representada pela sua vice-diretora, Drª Alexandra Rachão e o professor orientador do projeto na escola, Dr. João Paulo Reis. Estiveram presentes alunos dos dois agrupamentos de escolas, tendo assinado em representação de cada uma das escola a aluna, Miriam Isabel Andrade Rendeiro (ESDMGA) e a aluna Inês Armelim (ESDML). O Projeto Berkeley- Espinho tem como objetivos principais promover: o intercâmbio cultural (linguístico e literário) entre os Estados Unidos e Portugal; a troca de experiências entre alunos e professores dos dois países; a divulgação e valorização do património cultural português; o convívio entre estudantes americanos do curso de Verão e alunos das escolas secundárias, através de workshops a realizar em Espinho; a utilização das novas tecnologias de comunicação e informação; a divulgação do potencial turístico do concelho de Espinho. Ambas as Instituições promoverão o desenrolar dos trabalhos com base na seleção de textos de autores portugueses que serão trabalhados pelos alunos e supervisionados pelos professores. O workshop final acontecerá a 8 de julho com a apresentação dos trabalhos e reflexão sobre a experiência.
Este Projeto vai trazer certamente mais valias em termos pessoais, sociais e académicos para os jovens.
As escolas têm abraçado as iniciativas da Associação dado que elas visam uma ampla dimensão ívica, a merecer ser integrada nos seus projetos educativos. Os jovens estudaram e fizeram a dramatização de duas figuras femininas que a Associação Mulher Migrante homenageou: Maria Lamas e Maria Archer, resultando uma entrevista imaginária a Maria Archer e a apresentação do papel de Maria Lamas, com destaque para a sua obra “As mulheres do meu País”. As sessões realizadas nas escolas proporcionaram um maior conhecimentos destas mulheres das letras, forçadas a emigrar. São elas grandes exemplos de referência para os jovens, pelo papel que tiveram na luta
pela liberdade e defesa direitos das mulheres em período da ditadura. Muitas mais atividades têm sido desenvolvidas nas escolas, neste últimos meses, nomeadamente, a ligação entre o lançamento dos livros acima citados com a celebração dos 40 anos de abril. Estas sessões, realizadas em meio estudantil, foram uma boa forma de debater com os jovens a emigração, o valor da liberdade
e intervenção cívica, de forma a motivar os jovens para serem agentes de mudança num abril que se desejar perpetuar.
Desta forma, procurou-se corporizar alguns dos objetivos da Associação: promover a divulgação da história da nossa diáspora (por estudos académicos e narrativas de vida), aquilo que ela representou e representa para o país em termos de identidade da nação portuguesa, não apenas limitada a um pequeno território de forma retangular à beira-mar plantado, mas alargada a uma dimensão muito abrangente, em quase todo o mundo; divulgar figuras de relevo, verdadeiras referencias de valores como a liberdade e defesa dos direitos das mulheres; enfatizar o papel das mulheres na sociedade nas várias dimensões: empresarial, artística, política…; dar a conhecer o valor e poder da língua portuguesa (uma das mais faladas a nível mundial) e a riqueza da cultura portuguesa tão bem defendida nas nossas comunidades; debater o atual fluxo migratório, agora com novos contornos e com um novo perfil.
A Associação sente que tem de continuar a valorizar nos seus objetivos esta vertente da educação porque também acredita naquilo que um dia, Nelson Mandela disse “A educação é a melhor arma para mudar o mundo” .
Enviar por email DR Ana Borges ana.borges@cig.gov.pt .
NOTICIAS 90, referente ao primeiro semestre de 2014 - 5 de junho
artigos no máximo 2 páginas A4 em Arial 12, espaçamento simples sobre a vossa
atividade realizada ao longo deste semestre (ou do semestre anterior e que não tenham
tido oportunidade de constar no nº 89).
As imagens, que sugerem para ilustrar os textos, devem ter boa resolução e vir em
separado como anexo.

Os artigos devem ser enviados para a colega Ana Borges:ana.borges@cig.gov.pt .

Leonor Gaspar Pinto
Chefe da Divisão de Documentação e Informação | Head of Documentation and Information Division
Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género |Commission for Citizenship and Gender Equality
Presidência do Conselho de Ministros | Presidency of the Council of Ministers
Avenida da República, 32 - 2.º andar | 1050-193 Lisboa | PORTUGALm Tel: (+351) 217 983 007
e-mail: maria.pinto@cig.gov.pt
www.cig.gov.pt
Portal CID online

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