sábado, 4 de janeiro de 2014

MULHER MIGRANTE Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade

 DUAS DÉCADAS DE "CONGRESSISMO" 
 
1 - ANTECEDENTES

Esta Associação vai buscar as suas origens ao primeiro grande congresso de mulheres da emigração (Viana do Castelo - 1985),  a uma proposta aí avançada de institucionalizar formas de cooperação entre Portuguesas do mundo inteiro. Esta ligação a um passado anterior ao seu próprio ato de constituição, assim como o reconhecimento de que a luta pelos direitos da Mulher, entre nós, desde o movimento feminista de início de novecentos, se fez, especialmente. através do que chamamos "congressismo", levou a AEMM a utilizar , em primeira linha, este instrumento de mobilização das mulheres migrantes para a igualdade (1)
Na publicação comemorativa do 20º ,aqui deixamos o registo sintético das  principais iniciativas realizadas neste domínio, começando por uma referência ao 1º Encontro Mundial de Mulheres no Associativismo e no Jornalismo.  
A convocatória desse primeiro Encontro foi proposta por duas portuguesas, que, em Outubro de 1984, estavam presentes na Reunião Regional do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), em Danbury, Connecticut : Natália Dutra (dirigente associativa e mulher do Conselheiro Ramiro Dutra) e a Conselheira da CCP Maria Alice Ribeiro, que formulou a recomendação, consensualmente  aprovada. A Secretária de Estado da Emigração  Maria Manuela Aguiar logo ali aceitou a proposta e o 1º Encontro de Mulheres no Associativismo e Jornalismo teve lugar em Junho do ano seguinte. Nas conclusões as participantes apontavam para a criação de uma Associação, formada por elas e aberta à outras mulheres em todo o mundo e para a convocatória de um novo Congresso  para tratar de questões atuais, como as do papel da mulheres emigrantes no associativismo, no voluntariado, na defesa da língua, no incentivo à maior intervenção dos jovens, no regresso ao País...
Porém, nos anos seguintes, apenas se regista uma reunião em Toronto (1986), não tendo, após a queda do Governo em 1987, sido implementado, pelo novo Executivo, o projeto de convocar, com regularidade, uma Conferência para a participação da mulher, na órbita do CCP.


2 - CONSTITUIÇÃO DA AEMM

 A "Mulher Migrante  Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade" nasceu em 1993, para corporizar as referidas propostas do " Encontro de Viana". As suas fundadoras, com exceção da luso-brasileira Fernanda Ramos, que deu um decisivo impulso ao avanço do processo, tinham estado no histórico "Encontro"  -  como organizadoras, como representantes das comunidades, como conferencistas - evisavam dar uma segunda vida às esperanças que o animaram. .
Esse pequeno núcleo fundador teve de ultimar os Estatutos,  tarefa entregue à jurista Maria do Céu Cunha Rego, que, como técnica do IAECP,  fora preponderante na preparação do 1º Encontro.
A formalização legal aconteceu em 8 de outubro desse ano, no 16º Cartório Notarial de Lisboa.. Assinaram a escritura notarial 22 associadas/os. São consideradas fundadoras/ fundadores 82. (a MM conta com mulheres e homens que se batem pelos mesmos valores humanistas - uma inovação face à recomendação do primeiro Encontro, que apontava para uma associação feminina).
Os Estatutos foram publicados no Diário da República, III Série nº 255 de 30 de Outubro
A  primeira sede, foi no nº 77/79 da Rua de São Marçal, a convite  da Associada Teresa Costa Macedo.  A partir de 1994, a MM celebrou um protocolo com um "centro de dia", o CAGIL e passou a partilhar as suas instalações da Rua do Lumiar, 57. Desde 2003 funciona em sede própria, arrendada à Câmara de Lisboa, na Rua Maria Pia, Lote 4, Loja .
A associação foi admitida no "Conselho Consultivo da Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres" em Novembro de 1993. A Comissão foi o principal parceiro da AEMM ao longo da primeira década de atividades, mais centradas no País, ainda quando as temáticas se relacionavam com a Diáspora. Desde 2005, esse papel passa a pertencer à SECP, e vem potenciar um envolvimento mais direto da Associação nas comunidades de todo o mundo

3 -  20 ANOS EM AÇÃO

1994
BARCELOS
A primeira iniciativa pública foi uma colaboração com a Associação Comercial e Industrial de Barcelos. e teve a presença do SECP  Dr. Sousa de Macedo A organização foi encabeçada pelo Dr Eugénio Portugal e contou com a participação de académicos, emigrantes, empresários, autarcas, jornalistas, estudantes - um coletivo caraterizado pela heterogeneidade de discursos, uma metodologia que viria  a ser retomada frequentemente pela Associação.
Tema: "Regresso e Reinserção - a intervenção e a participação  da Mulher nesta fase do ciclo migratório"
Era ainda um tempo de regressos significativos ao país, embora já em fase de declínio, e pretendia-se avaliar esse movimento, ao longo de mais de uma década, em particular no que respeita à componente feminina. Aa conclusões foram consensuais na denúncia das particulares dificuldades que as  retornadas à terra de origem enfrentavam e dos riscos de perda de estatuto, em especial da autonomia  económica alcançada lá fora 

1995
ESPINHO
"Encontro Mundial De Mulheres Migrantes - Gerações em diálogo"
 (18/21 de Março)
 Vieram a Espinho cerca de 400 pessoas, entre as quais, muitos jovens,  de todos os continentes, de muitos países, e algumas das "pioneiras" de Viana. Era o caso de Graça Guedes, então Vice-Presidente da  "Mulher Migrante", a quem a Direcção incumbiu da preparação desse evento maior.  
A abertura foi presidida pela Secretária de Estado da Juventude, Maria do Céu Ramos e a sessão de encerramento pela Primeira Dama Drª Maria de Jesus Barroso.
Entre numerosas colaborações, salientam-se as do Governo da República, das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, da Fundação Gulbenkian, da FLAD, da Câmara Municipal de Espinho - e as dos "media", a nível nacional e local.
Findos os trabalhos, o Encontro prolongou-se num almoço convívio na Pateira de Fermentelos e numa despedida festiva em Lisboa, a convite da Governadora Civil, Drª Adelaide Paiva
A MM estabeleceu, a partir daqui, a sua rede de contactos, firmou-se como interlocutora de muitas organizações da sociedade civil, da administração pública, de sucessivos governos, 
Sobre o Encontro Mundial foram publicadas as atas e uma revista "As ideias e os factos assinalados" 
1996
LISBOA
Colóquio "A Mulher Migrante - Igualdade e Solidariedade. Que Direitos? Que Estratégias"
Foram publicadas as actas do colóquio
1998
LISBOA
Conferência, seguida de mesa redonda sobre "A Mulher Imigrante e sua família. O caso Português"
.
LISBOA
Conferência sobre "As Mulheres Portuguesas perante os projectos de Emigração e de (Re)inserção  Social".
Conferencista a Profª Doutora Engrácia Leandro (Universidade do Minho).
Publicação com o mesmo título da conferência.
BUENOS AIRES
Encontro da Drª Maria Manuela Aguiar e do Conselheiro do CCP Luís Panasco Caetano com um grupo de mulheres portuguesas em Villa Elisa, Argentina, do qual resultou, a constituição da Associação Mulher Migrante Portuguesa neste país.
2000
LISBOA
Mesa Redonda sobre "Políticas de Emigração e Comunidades Portuguesas nos últimos 25 anos:1974/1999"
Uma reunião inédita de antigos Secretários de Estado da Emigração e das Comunidades Portuguesas, Rui Machete, Manuela Aguiar, José Vitorino, Correia de Jesus. Moderador Pedro Cid.
2001
Ao longo do ano, o enfoque foi dado aos problemas da nova imigração, em parceria  com Câmaras Municipais, e a  Região Autónoma da Madeira .
 OEIRAS 
 Seminário sobre "Mulheres Migrantes em Portugal - Expectativas e Experiências de vida. A perspetiva das Entidades Locais".
Intervenção de dirigentes da "MM". Testemunhos de jovens imigrantes africanos e europeus
POMBAL
Encontro de Mulheres Migrantes, para comemoração do "Dia Internacional da Mulher". Intervenções do Presidente da Câmara, da Drª Maria de Belém, das dirigentes da "MM" Maria Manuela Aguiar e Rita Gomes, e de imigrantes da Europa de Leste - num auditório cheio, com centenas de pessoas, muitas das quais intervieram no debate.
PORTO DE MÓS
Encontro com Imigrantes, organizado pela Deputada Ana Narciso, com a presença do Presidente da Câmara e da Drª Manuela Aguiar. Testemunhos de muitos imigrantes europeus de Leste e de empresários, que realçaram a mais valia que para eles representava a nova grande vaga de imigração e denunciaram os obstáculos burocráticos que dificultavam a sua legalização.
FUNCHAL
Seminário organizado pelo Diretor Regional das Comunidades Madeirenses Gonçalo Nuno Perestrelo Santos. Intervenção da Drª Manuela Aguiar. Debate com muitos imigrantes da Europa de Leste - maioritariamente homens, que levantavam, entre outros, o problema da reunificação familiar
2002
LISBOA
Colóquio sobre "Problemas Sociais da Nova Imigração". com duas mesas redondas
1- O direito à reunificação Familiar e à Livre Circulação
2 - Igualdade na Sociedade Portuguesa para a Mulher Imigrante
Na sessão de abertura, discurso do Embaixador de Cabo Verde, na de encerramento intervenção da Secretária de Estado para a Igualdade Maria do Céu Cunha Rego.
Publicação com o mesmo título do colóquio, coordenada por Maria Manuela Aguiar.
2003
LISBOA
Seminário "Mulheres Migrantes - Duas Faces de uma realidade"
Uma iniciativa da CIDM, presidida pela Drª Maria Amélia Paiva. A "MM" foi convidada a integrar o grupo de trabalho encarregado da organização, indicando a Drª Rita Gomes.
Intervenções de Maria Manuela Aguiar, Rita Gomes e da Presidente da Associação Mulher Migrante Argentina, Maria Violante Martins. 
2004
Comemorações do 10º aniversário do início da atividades da "MM"

OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Colóquio "Mulheres Migrantes das Diversas Gerações -Questões de Hoje/Que perspetivas? 
Realizado com o apoio do Diretor da Revista Portugal e  do jornal "A Voz de Azeméis" Comendador Aníbal de Araújo. Intervenções  do SECP Dr José Cesário, de investigadores, professores universitários, dirigentes da Administração pública e de associações de Imigrantes
CANADÁ/ EUA
Encontros com Mulheres Portuguesas em Toronto, London, Ontário, Montreal e (Newark), com a participação da Drª Maria Manuela Aguiar, então Deputada pelo círculo da emigração Fora da Europa.
No Ontário, organização coube ao Conselheiro do CCP Manuel Leal, nos EUA à Presidente da Delegação da "MM". Drª Manuela Chaplin.
BUENOS AIRES
Homenagem da "MM" da Argentina à "MM" de Portugal, por ocasião do 10º aniversário, com a presença de cerca de 100 pessoas, muitos dirigentes associativos, individualidades argentinas e portuguesas e das dirigentes da AEMM,  Dr.as Manuela Aguiar, Rita Gomes e Isabel Aguiar.
LISBOA
Colóquio "Mulheres Migrantes das diversas Gerações - Conhecer/Participar  -  nas Sociedades de Origem e de Acolhimento
Um colóquio que se estendeu por dois dias (26 e 27 de Novembro) e reuniu dezenas de participantes de Portugal e do estrangeiro (EUA, Canadá, Argentina e França), dirigentes de associações de imigrantes, Altos funcionários. Intervenções do SECP Dr. Carlos Gonçalves e da Dr.ª Maria Barroso.
Patrocínios da SECP e da FLAD.
2005
Este foi o ano em que se transita para uma nova fase na vida da "MM", através de uma parceria com a SECP, para o desenvolvimento de um programa de ação para a igualdade de género nas comunidades da emigração.
Foi de uma reunião entre o SECP Dr. António Braga e a Dr.ª Manuela Aguiar que surgiu a ideia de passar a uma colaboração sistemática, a fim de proceder a avaliação de situações muito diversas no universo de emigração, para promover a igualdade de participação feminina e  masculina .
Os "Encontros para a Cidadania - a igualdade entre mulheres e homens" realizaram-se, com o patrocínio do SECP, ao longo da legislatura de 4 anos, levando à América do Sul, Europa, América do Norte e África do Sul, a Presidente de Honra Dr.ª Maria Barroso, membros do Governo e dirigentes da "MM" e de outras ONG's. Colaboraram estreitamente na organização as Embaixadas e consulados de Portugal, as maiores instituições das comunidades, e, em regra, também individualidades do país que recebia o Encontro.
 BUENOS AIRES
1º Encontro para a Cidadania – América do Sul
À frente da organização esteve a Associação Mulher Migrante Portuguesa da Argentina, com o apoio da Embaixada de Portugal, na Biblioteca Nacional,  Anfiteatro Jorge Luis Borges .
 O SECP Dr. António Braga abriu os trabalhos num auditório repleto de.portugueses de vários países do sul da América e de argentinos, entre eles Maria Kodama, viúva de JL Borges. Os “media” nacionais fizeram deslocar equipas de televisão e rádio, correspondentes de jornais e agências noticiosas, e deram informação não só sobre o Encontro, mas também, mais latamente, sobre a situação e as singularidades das  comunidades portuguesas naquele país.
Foram dois dias intensos de comunicações e debates, a que se seguiram as comemorações do aniversário da Associação Mulher Migrante Portuguesa da Argentina – que, como é habitual, envolveram as maiores instituições luso-argentinas.
Foi um grande e promissor primeiro Encontro para a Igualdade 
.2006
 RIO DE JANEIRO 
Por iniciativa da Delegação "MM" no Brasil, presidida pela jornalista Claudia  Cavaco,  teve lugar no Liceu Literário Português, uma reunião de boas vindas a novas associadas, para a qual foram convidadas as Drªs Manuela Aguiar e Rita Gomes.
A deslocação foi aproveitada para a divulgação do programa da MM em convívios com senhoras no que podemos considerar tertúlias femininas.(à hora do chá) numa das maiores “casas regionais”, o Arouca Barra Club. Aí foi, posteriormente, lançada uma coletânea de histórias de vida “ Mulheres Emigrantes Portuguesas”, recolhidas pelo Comendador Carlos Anastácio e editadas por Dona Benvinda Maria., Diretora do jornal “Portugal em Foco” que assim respondia a uma solicitação da MM, no âmbito de um projeto que visa fazer a história das comunidades, através da narrativa das mulheres.
 PARIS
No dia Internacional da Mulher, a Federação das Associações Portuguesas de França, dirigida por José Machado, promoveu um primeiro colóquio com mulheres presidentes de Associações e homenageou-as num jantar - debate sobre a temática da intervenção feminina. Pela "MM"  participou no colóquio e no debate a Dr.ª Manuela Aguiar. Pela Federação coordenou a iniciativa o Secretário-Geral Dr Adé Caldeira.
ESTOCOLMO
2º Encontro para a Cidadania - Europa
Na Suécia, país pioneiro na luta pela igualdade de sexos, o Encontro, organizado pela PIKO (Federação de Mulheres Lusófonas), reuniu não só portugueses de diversos países do nosso continente, como muitas individualidades suecas. A ex-Ministra e Comissária Europeia Anita Gradin, co-presidiu ao  Encontro com o Secretário de Estado Dr. Jorge Lacão.
Junho - Dia de Portugal
Nesta data em que se festeja o dia nacional, associando-lhe as comunidades da emigração, a "MM" propôs às comissões organizadoras das comemorações em Newark e Montreal a inclusão do tema da Mulher, sua presença e seu papel nessas comunidades. Uma iniciativa sem precedentes, que se espera repetir.
MONTREAL
Nesta cidade, foram interlocutores  e aliados da MM o Cônsul.- Geral Dr. Carlos Oliveira e o Conselheiro do CCP Francisco Salvador..
O colóquio ficou integrado na Semana Cultural e a cargo dos jovens do "Carrefour Lusophone" e  da Associação de Estudantes Lusófonos da "UCAM" (Université du Québec à Montreal). Decorreu nos salões da UCAM, como se desejava, num  ambiente de convívio intergeracional.
Pela MM  intervieram A Drª Manuela Aguiar, a Drª Rita Gomes, a Prof Doutora Graça Guedes e a Profª Doutora Maria Beatriz Rocha Trindade
NEWARK
O Dia de Portugal em Newark, durante os 30 anos em que a organização pertenceu à Fundação Coutinho, foi considerado o maior do mundo português. Maria Coutinho, dirigente da Fundação, participou no Encontro Mundial de Espinho e é membro da Delegação da MM nos EUA. Por seu intermédio, a iniciativa da MM foi incluída no vasto programa das festas do 10.de Junho, com o seminário "Presença das Mulheres nas Comunidades Portuguesas da América do Norte", organizado pela Presidente da delegação da MM nos EUA Drª Manuela Chaplin. O seminário, subsidiado pela FLAD, atraiu participantes não só dos EUA, como do Canadá . - caso do Representante da MM em Toronto, Virgílio Pires e de jovens do Carrefour Lusophone. De Washington veio o Conselheiro do CCP João Morais..
Findos os trabalhos do seminário, as associadas MM desfilaram, com um carro alegórico, na grande parada do Dia de Portugal.
Os textos das intervenções no seminário e algumas outras proferidas nos Encontros para a Cidadania de Buenos Aires e Estocolmo foram publicadas in “Migrações – Iniciativas para a Igualdade de Género”  coordenação de Maria Manuela Aguiar
2007
PARIS
Segunda participação da "MM" nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, levadas a efeito pela APAF. A efeméride conquistara o seu lugar no calendário da Federação, e ganhara uma nova dimensão.  Iniciou-se no dia 3 de março com um “jantar – debate” na Associação Cultural Franco- Portuguesa de Alfortville, seguido, a 4 de março, por uma Conferência - debate na Casa do Brasil  (Cidade Universitária) sobre: A Mulher no Movimento Associativo, com uma referência aos objectivos da MM e outros temas, então na ordem do dia, como a Lei da paridade e o referendo sobre o aborto
A "MM" interveio nos debates através das Dirigentes Manuela Aguiar e Rita Gomes. Presente o Deputado Carlos Gonçalves e muitos dirigentes associativos.
TORONTO
3º Encontro para a Cidadania
Conferência sobre a participação Cívica e Política. Igualdade de oportunidades entre Homens e Mulheres nas Comunidades Portuguesas"
Organização da Cônsul-Geral de Portugal, Dr.ª Maria Amélia Paiva, coadjuvada por uma comissão formada por representantes associativas ("Working Women Community Center", Abrigo, ACT/Viver, Women+¨55, St Stefen's House, PIN, Immigration Women Health Center).
 A Drª Maria Barroso, as dirigentes da "MM" Manuela Aguiar, Rita Gomes e Maria Beatriz Rocha Trindade estiveram entre os oradores. Presidiu ao Encontro o Secretário de Estado Jorge Lacão.  Intervieram  o Embaixador Dr João Pedro da Silveira, o Dr Álamo de Oliveira, da Região Autónoma dos Açores, mulheres políticas canadianas e luso-canadianas, jornalistas, técnicos e trabalhadores sociais, investigadores, ativistas dos direitos humanos, dirigentes associativos.
Numa cidade onde são muitos e de qualidade os órgãos de comunicação social em língua portuguesa, foi notável a cobertura mediática, que levou à comunidade inteira as mensagens do Encontro
LISBOA
Seminário sobre "Discriminações...ainda por ser Mulher?"
Iniciativa integrada no ano Europeu para a "Igualdade de oportunidades para todos", organizada em parceria por seis ONG's de mulheres, uma delas a "MM", representada pela Dr.ª Rita Gomes e pela Doutora Isabelle Oliveira, professora na Universidade da Sorbonne 3 .
Presentes o Secretário de Estado Jorge Lacão e a Deputada Maria de Belém.
2008
JOANESBURGO
4º Encontro para a Cidadania 
 "Vertentes de mobilidade, numa perspetiva de diálogo intercultural"
A organização local foi encabeçada pela "Liga da Mulher Portuguesa", com apoio da Embaixada de Portugal, do Consulado-Geral de Joanesburgo, do Governo Regional da Madeira, da coordenadora de Ensino e do Conselheiro do CCP Silvério Silva.
Iniciaram os trabalhos, a Dr.ª Maria Barroso, falando sobre "Diacronia do pensamento sobre a Mulher" e o Embaixador Paulo Barbosa, apelando à maior abertura das associações ao dirigismo feminino.
Em diversos painéis, intervieram muitos dirigentes associativas, maioritariamente mulheres, políticos luso-sul africanos, jornalistas,  professores de Português, jovens.  
Da "MM" estiveram presentes as dirigentes Maria Manuela Aguiar, Rita Gomes, Graça Guedes e Maria Beatriz Rocha Trindade, a presidente da Rede Jovem. Entre as propostas avançadas, é de referir a criação de Universidades Séniores na diáspora, pela sequência que teria em futuros programas da "MM".
 Encerrou o Encontro o SECP Dr. António Braga, que aí anunciou a próxima realização de um Encontro mundial  de Mulheres Migrantes.
SANTA MARIA DA FEIRA
Convenção Mundial das Comunidades Portuguesas
Uma iniciativa da Associação dos Portugueses do Estrangeiro (APE), presidida pelo Conselheiro do CCP João Morais,  co-participaram as dirigentes da "MM" Manuela Aguiar, Rita Gomes e Maria Beatriz Rocha Trindade.
O SECP Dr. António Braga encerrou os trabalhos.
ELIZABETH. - NEW JERSEY*
Seminário de Formação para Jornalistas Lusófonos
Dirigido pelo Dr António Pacheco (jornalista das Nações Unidas e membro da Fundação Pro Dignitate), o seminário foi apoiado por Monsenhor João Antão no salão na Igreja de Nossa Senhora de Fátima de Elizabeth.
 A Dr.ª Maria Barroso e a Dr.ª Manuela Aguiar  introduziram nos trabalhos a componente da igualdade de género
BERKELEY, CALIFÓRNIA
5º Encontro para a Cidadania
"O papel da Mulher no futuro do associativismo feminino na Califórnia"
Organização da Profª Deolinda Adão (Universidade de Berkeley) e do Consulado- Geral de São Francisco, em parceria com a Fundação Pro dignitate e com a "MM"
Assuntos em agenda: o exemplo do associativismo feminino da Califórnia; dinâmicas intergeracionais e de género; a  imagem da mulher imigrante nos media e a formação para a igualdade. (temática que seria retomada em vários seminários no ano seguinte).
Intervenções: Drª Maria Barroso,  Profª Deolinda Adão, Dr. António Pacheco, Drª Manuela Aguiar, Embaixador Costa Arsénio e Secretário de Estado António Braga. O Encontro foi seguido de um convívio com estudantes e investigadores portugueses em Berkeley.
2009
Os Seminários sobre  "Mulheres Migrantes -  os multimédia, enquanto espaços de ação e representação"
NEW BEDFORD DARTMOUTH*
(Universidade de Dartmouth/Massachussets)
Organização local da Cônsul-Geral Dr.ª Fernanda Coelho e do Centro de Estudos Portugueses. Parceria com a "MM" e a Fundação Pro Dignitate.
Introdução ao debate pela Dr.ª Manuela Aguiar e Dr António Pacheco. Intervenções dos Professores Glória de Sá, Franck Sousa e Gina Reis, de líderes associativos, conselheiros do CCP, jornalistas, estudantes.. Presentes a reitora da Universidade e professores do departamento de Estudos sobre a Mulher
ESPINHO
Encontro "Cidadãs da Diáspora"
O principal objetivo era fazer o balanço dos Encontros para a Cidadania num "Encontro dos Encontros". Foi um retorno a Espinho, de novo com o apoio do Presidente da Câmara José Mota.
Abriu os trabalhos a Presidente de Honra, Dr.ª Maria Barroso, fez a introdução ao tema do Encontro a Dr.ª Maria do Céu Cunha Rego e encerrou o Encontro o sociólogo, Doutor Eduardo Victor Rodrigues, com uma palestra sobre a nova emigração feminina.
Vieram em pequeno número as  participantes do estrangeiro (representantes de cada um dos referidos "Encontros" realizados entre 2005/2009) mas foram, em compensação, muitas as personalidades ligadas à investigação das migrações, aos serviços responsáveis pelas políticas de emigração das Regiões Autónomas e de Lisboa, ex-emigrantes, professores, estudantes, membros de Ong's. No total, duas centenas de participantes, cujas intervenções, foram recolhidas numa publicação, com o mesmo título do Encontro, ainda em 2009.
Igualmente publicadas foram as mensagens inseridas no blogue "Mulher Migrante em Congresso".  (coordenação de Maria Manuela Aguiar e Maria Teresa Aguiar)
MONTREAL
Sessão Comemorativa do Dia Internacional da Mulher
Organização do Jornal Luso Presse, com o apoio do Cônsul-Geral Dr.Carlos Oliveira,
Participação da "MM" através da Drª Manuela Aguiar,
Intervenção de representantes de ONG's, do CCP, jornalistas, autarcas, estudantes e professores das universidades - uma enorme audiência, com muitas mulheres a fazerem, do meio da sala, a história  - que andava esquecida  - das mulheres portuguesas no Québec.
TORONTO
A Drª Manuela Aguiar esteve presente no encerramento das comemorações do Dia Internacional da Mulher, promovido pela Dr.ª Maria Amélia Paiva no consulado Geral de Portugal  - uma representação teatral pelo Grupo "Mulheres 55 mais", seguida de debate sobre a conflitualidade geracional - uma das temáticas privilegiadas pela "MM" 
LISBOA
Encontro de Encerramento das Comemorações dos 15 anos da "MM"
Conferência da Profª Maria Beatriz Rocha Trindade e mesas redondas obre a temática das duas recentes publicações da "MM.
Presentes muitos dos amigos, com as quais a MM tem podido contar. - a Drª Maria Barroso, o Diretor da OCPM Frei Salles Diniz, o Governador Civil de Aveiro José Mota, o Dr Carlos Luíz, o Conselheiro do CCP João Morais, o Comendador Aníbal de Almeida e o SECP Dr António Braga.
2010
NEWARK
2º Seminário sobre "Mulheres Migrantes - Multimédia, enquanto Espaços de Ação e de Representação
Organizado pela Cônsul-Geral Dr.ª Maria Amélia Paiva na Rutgers University, com professores e alunos de Português da Universidade e membros das comunidades de Newark e Elizabeth, nomeadamente associadas do núcleo da MM nos EUA e jornalistas,
Pela "MM" estiveram presentes a Dr.ª Manuela Aguiar e a Profª Doutora Maria Beatriz Rocha Trindade.
TORONTO
3º Seminário sobre o mesmo tema.
Integrado na semana cultural da "Casa do Alentejo", a sua preparação foi  da responsabilidade da jornalista Humberta Araújo.
Pela "MM" falaram a Dr.ª Manuela Aguiar e a ProFª Doutora Deolinda Adão (Universidade de Berkeley. No encerramento, realizou-se uma homenagem à jornalista  Maria Alice Ribeiro, com a presença de Cônsul-Geral de Portugal.
ESPINHO
Lançamento da publicação "Cidadãs da Diáspora", com intervenções da Dr.ª Rita Gomes e dos Autores das comunicações aí coligidas.
Conferência do Dr. Carlos Luíz sobre  "Emigração e Exílio nas vésperas da Revolução de 1910",   (parceria com Câmara Municipal de Espinho, no contexto das comemorações da Revolução de 1910).
A jornada, terminou com uma homenagem póstuma ao Comendador Aníbal Araújo, na qual estiveram presentes o filho, Dr Nuno Araújo, o Governador Civil de Aveiro José Mota e a Presidente da Assembleia Geral Graça Guedes
2011
AMESTERDÃO
Seminário sobre "Mulheres Migrantes - Vertentes  de Voluntariado"
A organização foi da Conselheira do CCP Dr.ª Teresa Heimans e envolveu a Missão Católica Portuguesa, em cujas instalações teve lugar. Foram oradoras a Profª Doutora Maria Beatriz Rocha Trindade, as Dr.as Teresa Heimans,  Manuela Aguiar, Rita Gomes, Maria Celeste Augusto(Universidade de Utrecht) e Olga Bataglia (ex- membro do Conselho da Câmara). 
Muitos dos portugueses ali presentes, mulheres e homens, lamentavam que fossem poucas as ocasiões de debate, semelhante ao que ali os reuniu
GENEBRA
2ª Seminário sobre "Mulheres Migrantes - Vertentes de Voluntariado"
No Museu Voltaire juntaram-se muitos portugueses de Genebra, na sua maioria ligados à vida das ONG's e ao jornalismo, sendo de destacar a proporção de gente jovem..
Abriram a sessão o Cônsul-Geral Dr. Carlos Oliveira e a Presidente da Associação "Àgora Portugal", Dr.ª Vera Santos, que foram os organizadores e apresentaram comunicações  as Dr.as  Manuela Aguiar e Rita Gomes, e as Professoras Maria Beatriz Rocha Trindade (CEMRI -Universidade Aberta) e Isabelle Oliveira (CNRS e Sorbonne 3) 
OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Encontro sobre "Comunidades Portuguesas. Comunicar e Interagir".
Foi um regresso a uma cidade, onde, por várias  vezes, a "MM" estivera a convite do Comendador Aníbal  Araújo, mas, desta vez, para o homenagear postumamente, numa parceria com a Câmara Municipal .
Foram oradores Frei Salles Diniz (OCPM), Jorge Oliveira e Silva (Presidente da Assembleia Municipal), o Presidente da Câmara, Hermínio Loureiro, o Deputado Carlos Páscoa, o Secretário de Estado Feliciano Barreiras Duarte 
MAIA
Encontro Mundial de Mulheres Portuguesas da Diáspora
Com este Encontro se retomou, com o governo do PSD/CDS, com o novo SECP Dr. José Cesário, a estratégia  de mobilização das mulheres para a intervenção comunitária, que fora prosseguido com o anterior governo socialista, através dos "Encontros para a Cidadania". 
O Dr. José Cesário abriu e encerrou os trabalhos, que reuniram mais de 200 participantes, no "Forum da Maia".
 Foi convidada de honra a tricampeã do mundo de atletismo Aurora Cunha, símbolo do desporto nacional e grande “Mulher de Causas”,
Vieram participantes de muitas comunidades do estrangeiro, todos os deputados pela Emigração, Carlos Gonçalves, Paulo Pisco, Carlos Páscoa e Maria João Ávila, a Diretora das Comunidades Açorianas, Profª Doutora Graça , Castanho, Conselheiros do CCP,  muitos investigadores e professoras universitários. De novo, um "encontro de mundos", o da vivência da  realidade da emigração e o do estudo cientifico dessa realidade, o da "sociedade civil" e o do "Estado. De novo, uma bem sucedida parceria com o "poder local" - com o apoio do presidente Engª António Bragança.
De realçar o enfoque na área da Cultura, onde as Mulheres já alcançaram um estatuto de (quase) igualdade, que é ainda a utopia em outros domínios, e a lembrança de grandes mulheres da cultura, que viveram o exílio: Maria Lamas e Maria Archer.
2012
A MM procurou, ao longo do ano, levar às Escolas o debate sobre as temáticas das migrações, da tolerância, aceitação da alteridade, da cidadania, recordando o movimento feminista do século passado – um programa iniciado em Espinho, onde a MM cresceu com novas adesões. Entre as quais as das professoras do Ensino Secundário, Arcelina Santiago, Nelma Patela, que deram à MM abertura nas instituições de ensino
ESPINHO
Celebração do Dia Internacional da Mulher
Iniciativa conjunta da "MM", Câmara Municipal de Espinho e Escola Domingues Capela
Colóquio "Ao encontro de Maria Archer. Portuguesa, Cidadã do Mundo!
Exposição "Rostos Femininos da República"  (a parte feminina de uma exposição "Os rostos da República", que a Câmara Municipal  de Espinho inaugurou a 5 de outubro de 2010)
Maria Archer é um dos rostos dessa exposição - uma das feministas que, tal como Maria Lamas, foi uma corajosa continuadora da luta pela afirmação da mulher, através da sua obra de jornalista e escritora
Oradoras: Mestre Olga Archer Moreira e Mestre Dina Botelho.
No final, alunas da Escola representaram uma "Entrevista Imaginária com Maria Archer" -  um meio tão eficaz de dar a conhecer a personalidade da Escritora, que e Entrevista seria repetida em diversas sessões posteriormente realizadas nas escolas da cidade.
LISBOA
Conferência sobre "Vida e obra de Maria Archer - uma Portuguesa da Diáspora" e Exposição "Rostos Femininos da República".
No salão Nobre do Teatro da Trindade mais de 120 pessoas, muitas das quais de várias gerações da família Archer,  e muitas das dirigentes da "MM" participaram numa jornada memorável, pela qualidade das palavras ditas e pela emotividade que as envolveu..
Encerraram a sessão o Prof Fernando de Pádua (sobrinho de Maria Archer) e o Doutor Mário Soares (que lhe prestou um homenagem pública que tardava).
As intervenções e as imagens estão dadas à estampa numa publicação com o mesmo título da Conferência, organizada por Olga  Archer Moreira e  Rita Gomes (ambas familiares de Maria Archer).
ESPINHO
Colóquio "Vida e Obra de Maria Lamas - uma Portuguesa da Diáspora em luta pelas Mulheres do seu País
No Auditório da Escola Dr Manuel Laranjeira, com uma assistência numerosa de estudantes,  uma parceria entre a Escola e a "MM", que esteve representada pela Drª Manuela Aguiar
Oradoras a Profª Doutora Maria Benedicta Monteiro (neta da Escritora)  e a Profª Maria Manuela Antunes da Silva (dirigente do MDM)-
Presente a dirigente do National Council of Women de Inglaterra, a recordar  Maia Lamas como última Presidente do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas,.
SÃO JOSE, CALIFÓRNIA
Colóquio "As Mulheres como transmissoras de cultura"
Parceria da  "Luso-American Educational Foundation" e da "MM", com o apoio da SECP. Organização da ProFª Doutora Deolinda Adâo. Presença do SECP Dr. José Cesário, da Deputada Maria João Ávila e da Secretária Regional da Educação dos Açores
Pela "MM" intervieram a Drª Manuela Aguiar e a Drª Nassalete Miranda.
Os trabalhos contaram com muitos dirigentes da "Fundação", escritoras, artistas plásticas, professores de português do Estado da Califórnia, estudantes de S José e de Berkeley, dirigentes de instituições da Comunidade,
ELIZABETH, N J
Encontro sobe o projeto "Universidades Séniores"
Organização apoiada pela Cônsul- Geral Drª Maria Amélia Paiva e realizada no salão da Paróquia Portuguesa
Oradora Profª Doutora Graça Guedes, introduzindo o tema com o exemplo da Universidade Sénior de Espinho. Seguiu-se um debate em que se fizeram ouvir várias dirigentes do Núcleo local da "MM" e a Drª Manuela Aguiar. 
LONDRES
Encontro de Mulheres Lusófonas
O encontro efetuou-se na Embaixada de Londres, com um núcleo de mulheres portuguesas e angolanas, com o objetivo de constituir um movimento de mulheres. e foi dinamizado pela Drª Luísa Ribeiro
Participaram pela "MM" a Drª Manuela Aguiar e a Profª Doutora Graça Guedes.
ESPINHO
Maria Archer, Jornalista, Escritora. Entrevista Imaginária
A Feira do Livro de Espinho foi o espaço escolhido para refletir sobre evolução da situação das mulheres em Portugal nos últimos 50 anos, a partir da escrita da mais feminista das romancistas do século passado . Os jovens estudantes ocuparam a mesa de honra, voltaram a representar a "Entrevista imaginária com Maria Archer" (um guião de Mestre Arcelina Santiago) e a ler textos da Escritora, como introdução ao debate, que contou com intervenções das dr.as Arcelina Santiago, Manuela Aguiar e Rita Gomes
LUXEMBURGO
  Encontro no Instituto Camões
 Encontro com portugueses do Luxemburgo, organizado pela  Embaixada de Portugal, com a colaboração de um conjunto de associações ldo Grão. Ducado, coordenado por Custódio Portásio. .
A sessão, foi aberta pela Embaixadora Dr.ª Rita Ferro, tendo pela  "MM" apresentado comunicações  as Dr.as Manuela Aguiar, Rita Gomes e Nassalete Miranda. O projecto ASAS (Academias Séniores de Artes e Saberes), as outras formas inovadoras de promover a inclusão no associativismo de outros grupos tradicionalmente marginalizados ( mulheres, , os mais velhos, os mais jovens).
Seguiu-se o lançamento da publicação sobre o Encontro Mundial de 2011, com debate sobre as suas conclusões
Conferência  "Le Mouvement Féministe et Républicain au Portugal" 
Organização da Confraria dos Financeiros Lusófonos do Luxemburgo. Introdução ao tema pela Dr.ª Manuela Aguiar, seguida de um debate, em que participaram, por igual, muitos  portugueses e luxemburgueses, mulheres e homens. Uma oportunidade de dar a conhecer um período da história do país, com enfoque na lutas das mulheres pelos direitos de cidadania. Presente o Cônsul- Geral Dr. Rui Gonçalves Moreira 
GENEBRA
Encontro com a Comunidade Portuguesa, na Livraria Camões. Organizado pelo Cônsul-Geral Dr. Carlos Oliveira – um dos diplomatas que mais e melhor tem apoiado as iniciativas a MM - , e pela jornalista Cristina Rodrigues.
Foi apresentada a publicação sobre o Encontro Mundial de 2013 e as suas principais propostas  - ASAS, recolha de histórias de vida, associativismo feminino na emigração. Comunicações das Dras Manuela Aguiar, Rita Gomes, Nassalete Miranda, Leonor Fonseca e Profª Doutora Isabelle Oliveira.
Ficou uma promessa de realização regular de tertúlias sobre as narrativas de vida de emigrantes na Suíça.
TORONTO
Rosa dos Ventos: Português nos quatro cantos do mundo"
Encontro comemorativo do 50º aniversário do Departamento de Português da Universidade de Toronto.
A convite da Profª Doutora Manuela Marujo, a Drª Manuela Aguiar apresentou o projeto ASAS, que em Toronto viria a ser encabeçado pela Profª  Marujo e por Mestre Ilda Januário. A Drª Manuela Bairos falou sobre o papel das Mulheres da Diáspora na divulgação da Língua portuguesa
MONTEVIDEO
XXIV Encontro das Comunidades Portuguesas e Luso-Descendentes do Cone Sul
Organização da Casa de Portugal no Uruguai, presidida pelo Conselheiro do CCP, e associado da "MM", Luís Panasco Caetano.
As representantes da "MM", Dr.as Manuela Aguiar, Rita Gomes, Profª Doutora Maria Beatriz Rocha Trindade, Drª Nassalete Miranda levaram ao Encontro o debate sobre as questões da Mulher e o seu papel no futuro do associativismo português na emigração - com um forte apelo à igualdade. (Assim se deu mais um passo no sentido de colocar estas questões na agenda de grandes eventos, de onde tradicionalmente não constam). O Encontro, com mais de 200 presenças, e excelentes intervenções de portugueses do Uruguai, Brasil e Argentina,  teve como anfitriã a primeira mulher presidente do Câmara Municipal de Montevideo, e antiga exilada política .
 O SECP Dr José Cesário reiterou o seu apoio a esta via de combate pela Igualdade – também expresso nas palavras dos deputados da Emigração Maria João Ávila e Carlos Páscoa
BUENOS AIRES
Encontro no Clube Português de Buenos Aires, organizado pela Associação das Mulheres Migrantes Portuguesas da Argentina, com intervenção da Deputada Maria João Ávila, que fez um "ponto de situação" sobre associativismo étnico, comparando as realidades da América do Sul e do norte. Do debate sobre vários das propostas da MM para a agenda do futuro próximo, ficou a esperança de um arranque, do projeto ASAS ma região de Buenos Aires..
FÁTIMA
Encontro dos Promotores Sócio-Culturais das Comunidades Portuguesas.
organizado pela OCPM
A "MM", a convite da OCPM, e através das dirigentes Manuela Aguiar e Rita Gomes e Ana Paula barros levou o projeto ASAS a uma larga audiência, com particular sensibilidade para a abordagem de medidas de apoio a o grupo dos mais idosos. Presente, também, a "MM" da Argentina, com a sua Vice-Presidente Maria Violante Martins. Na sequência desta reunião , Maria Violante lançou a primeira Academia Sénior na América do Sul - em Villa Elisa, .
CARACAS
2º Congresso da Mulher Migrante Luso Venezuelana
Durante este grande Congresso, em que a "MM" foi constituída a "Associação Mulher Migrante Luso Venezuelana",  e eleita para a presidência  Maria de Lurdes Almeida, As Dr.as Maria Manuela Aguiar representaram a AEMM no Congresso, que contou com intervenções dos cônsules Gerais de Caracas e de Valência e do Padre Alexandre da paróquia Portuguesa  e veio mostrar a impressionante evolução do associativismo feminino neste país - associações beneficentes, Academias da Espetada, participação nas redes sociais - assim como a aceitação geral de que gozam, evidenciada por uma participação paritária nos trabalhos.
BRUXELAS
Encontro aberto à comunidade na Livraria Portuguesa, organizada pela Embaixada de Portugal e pelo Instituto Camões, com a presença dos seus responsáveis.
Na agenda questões de género na emigração, abordadas à semelhança do que acontecera em outras cidades da Europa - a criação das ASAS, a avaliação do papel das mulheres no associativismo local, e, em particular, no domínio da cultura.do ensino da língua. Intervenções das Dr.as Manuela Aguiar, Leonor Fonseca e Nassalete Miranda.
Na mesma ocasião foi inaugurada uma exposição de artistas plásticas portuguesas, apoiada pela AEMM
ZAANDAM- Holanda
Organização do Instituto Camões
Encontro de caraterísticas semelhantes ao de Bruxelas, com as mesmas intervenientes da "MM". No debate,  o acento foi colocado na história da emigração feminina neste país, ali feita pelas mulheres presentes. A nova vaga de emigração teve também alguns protagonistas, que alertaram para a dificuldade da sua inclusão nas associações tradicionais. Um problema prioritário, em termos de política de emigração nos próximos anos - e que continua no centro das preocupações da "MM". Integrar os jovens, equivale, quase sempre, a conseguir mais equilíbrio de género. 
MAINZ /WIESBADEN
Organização da Associação "Marias, Corações de Portugal" - uma nova associação que tem um núcleo diretivo, sem presidência, e que funciona através das redes sociais - uma fórmula singular. Debatidas foram em sedes de associações locais (a "União Desportiva Portuguesa" de Mainz e o "Clube 8 de Dezembro" de Wiesbaden) o impacte e as virtualidades destes novos paradigmas de convívio e cooperação.
A criação de ASAS foi o maior desafio aí deixado - e Wiesbaden viria a responder prontamente com o início de atividades culturais  para os mais velhos, com o carater de regularidade que se exige nas "Academias" (de notar que atualmente o Clube de Wiesbaden é presidido por uma Mulher)
Pela "MM" deslocaram-se à Alemanha, as Dr.as Manuela Aguiar e Rita Gomes e a Profª Doutora Graça Guedes.
2013
Antes da abertura das comemorações do 20º aniversário, cujo registo se faz nesta publicação, realizaram-se três sessões de lançamento da  Revista "Entre Portuguesas num mundo sem fronteiras - Homenagem a Maria Lamas.
 
PORTO

No Café Guarani (espaço tradicional de tertúlias portuenses).
Com a presença  da diretora da revista, Drª Nassalete Miranda e muitas das co-autoras da revista, que fizeram breves sínteses dos seus trabalhos como introdução ao debate
 ESPINHO
Na Biblioteca da Escola Secundária Domingos Capela e, posteriormente, no auditório da Escola Dr. Manuel Laranjeira, dirigido a um público jovem, de alunos dessas Escolas e da Escola Dr Manuel Gomes de Almeida.
Debate sobre as formas de intervenção cívica de Maria Lamas e Maria Archer.

(1) De fora deste relato ficam muitas atividades igualmente importantes, como, por exemplo, a informação e apoio concreto a emigrantes e imigrantes, a participação em eventos da CIG, do ACIDI, e de muitas ONG's,  universidades, organismos da administração pública, colaboração com os media...

Sem comentários:

Enviar um comentário