A Dr..ª Maria Celeste Oliveira do Patrocínio
O seu exemplo, a sua simpatia
I
Um exemplo de empreendedorismo no feminino.
Um exemplo de força e de energia para recomeçar a vida na idade da reforma.
Um exemplo de capacidade de liderança, vertida em domínios inteiramente novos
A Dr.ª Maria do Patrocínio é jurista e empresária.
Foi professora e funcionária do Ministério da Educação, onde teve um percurso, brilhante, versátil, ascensional, em funções de assessoria, de cooperação financeira e técnica em comissões bilaterais, em missões de apoio à implementação de estruturas do ensino superior em países lusófonos, na instalação de universidades no país, em funções de chefia - a ultima das quais como Secretária Geral do Conselho Nacional da Educação, até 2002, data da sua aposentação.
A aposentação não foi, porém - conforme é vista nos estereótipos ou preconceitos comuns... - um ponto final na vida ativa . Foi, pelo contrário, apenas um recomeço, uma reorientação de energias e capacidades para outras tarefas, de interesse equivalente para ela própria e para a sociedade.
Mudança de rumo, mudança terra - de Lisboa para Ponte de Lima, um retorno às origens, o termo feliz de um processo de emigração interna...E de aposentada do Ministério da Educação se converte em empresária no setor da agricultura e da viticultura. É num espaço ainda mais adverso do que a administração pública à aceitação da mulher - como igual, como dirigente - que vai afirmar-se a sua liderança. De uma forma singular no país que continuamos a ser no século XXI: em 2008, a Dr.ª Maria do Patrocínio torna-se a primeira Mulher a ser eleita presidente de uma importante cooperativa do setor vinícola. Presidente da Direção da Adega de Ponte de Lima. Eleita e reeleita, até hoje!
II
Esta é a sua história exemplar, em referência muito sintética. Mas a Dr.ª Maria do Patrocínio é também um exemplo de simplicidade, de pragmatismo, de solidariedade. Tem sido uma presença já habitual nos grandes Encontros da AEMM, uma parceira, a quem sempre podemos pedir apoios muito concretos - graças a ela, pudemos, neste 20º aniversário da AEMM, brindar com o "vinho verde", do nosso Portugal. O esplêndido vinho verde de Ponte de Lima!
Sem comentários:
Enviar um comentário