Brilhantes
Navegadores
Nelma Patela
No âmbito do Sarau
cultural dedicado a Camões que teve lugar no dia três de maio deste ano, os
alunos das turmas de 8º ano aderiram ao desafio de construir e decorar
caravelas para expor nesse evento. Três das caravelas foram elaboradas numa
estrutura de cartão prensado e outra, que viria a ser a vencedora, foi
construída numa estrutura de arame semelhante ao que é geralmente usado nos
galinheiros. Posteriormente, os alunos decoraram-nas com diferentes materiais
reciclados e biodegradáveis e… muita imaginação! Os trabalhos foram realizados
sob a orientação da Professora Filomena Bilber nas aulas de Educação Visual e
nos tempos livres de alunos e professora, fruto de um grande empenho, dedicação
e orgulho no desenvolvimento desta iniciativa.
A atividade permitiu
que os alunos navegassem pelo infinito mar da imaginação, motivados na pesquisa
e na execução, unidos num projeto, sendo o produto final quatro caravelas muito
diferentes, mas igualmente belas, únicas, interessantes. Depois, surgiu o
convite da Associação de Estudos Mulher Migrante através da Professora Arcelina
Santiago, propondo-nos integrar as comemorações dos 20 anos desta Associação no
“Encontro Mundial Mulheres d’Artes da diápora portuguesa – as migrações e as
artes no feminino”
A integração de jovens
em projetos onde se faz a defesa de causas, neste caso, abraçadas pela Associação, é uma das componentes importantes na
educação e, por isso, tanto eu como os
professores Filomena Bilber e Paulo Cunha aderimos com muito entusiasmo. Aconteceu esta experiência
que proporcionou aos nossos jovens o contacto com a arte de mulheres da
diápora, abrindo-lhes horizontes e permitindo-lhes intervir na sessão inaugural
da Bienal d’Artes em Espinho.
Assim, as caravelas navegaram até ao FACE,
local onde a II Bienal “Mulheres d’Artes”, promovida pela Câmara Municipal de
Espinho, estava a decorrer. Elas ficaram, então, no local certo, cheias de
dignidade e beleza já que elas
representam, de forma simbólica, a diáspora portuguesa, com a partida dos
nossos primeiros navegadores tão bem representada no episódio da partida das
naus, integrada na obra prima da nossa literatura da autoria de Camões. Foram
selecionados poemas para serem declamados sobre o tema da partida e da chegada
tão presentes no “Mar Português” de Fernando Pessoa, “Emigração Portuguesa” de
Rogério Martins Simões, “Regresso” e “Ei-los que partem” de Manuel Alegre e
Manuel Freire, respetivamente, e ainda “ A hora da partida” de Sophia de Mello
Breyner. Para a sessão, os alunos prepararam com os seus professores perguntas
que os despertavam para temáticas como a arte, as mulheres da diáspora, a
participação cívica. Mais tarde, elaboraram um questionário, entrevista
dirigida a algumas artistas.
Para concluir, direi que os
alunos gostaram muito de ter participado. Este tipo de atividades faz com que
os nossos jovens despertem para estes temas, passando a compreender
melhor o papel dos portugueses no mundo da diáspora, particularmente no
feminino, e, neste caso, em especial, na arte como forma de expressão para a
cidadania.
Agradecemos à
Associação de Estudos Mulher Migrante ter-nos proporcionado estes momentos.
Estamos prontos para novos desafios. Eles foram propostos pela Professora
Deolinda Adão, aquando do segundo encontro no FACE, com alunos da Universidade
de Berkeley que estudam a língua e cultura portuguesa e os nossos alunos. Estaremos abertos a projetos que visem estabelecer laços e
proporcionem aos nossos jovens novas formas de aprender e exercer a cidadania
ativa.
Nelma Patela, Professora da EBS Domingos Capela (
AEMGA)
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