quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mª JOSÉ RITTA EM ESPINHO

5 DE OUTUBRO DE 2010
Em nome do Presidente da Câmara (aqui representado pelo Vereador Quirino de Jesus), e a título pessoal, um sincero agradecimento à Senhora Dona Maria José Rita e à Senhora Dona Margarida Pinto Correia, por terem vindo de Lisboa participar no programa no Centenário da República – o início do nosso 5 de Outubro, antecipado por alguns dias.
Agradecimento extensivo, com uma saudação amiga, ao Senhor Governador Civil José Mota, às autoridades presentes, a todos os que hoje connosco vieram reunir-se, neste ambiente informal e caloroso.
Julgo, caros amigos, que escolhemos a personalidade ideal para comemorar a efeméride – e em breves palavras direi porquê.
Antes de mais, porque, nesta sessão especial, estamos mais voltados para o futuro de 2010 do que para o passado, em 1910.
Temos, como sabem, desde Março deste ano, em múltiplas iniciativas, querido divulgar as ideias, as crenças, os eventos, os protagonistas da 1ª República, as vicissitudes dessa época fascinante, pelas expectativas que criou, pela vertigem de mutações e, também, de contradições, de polémicas, de visões antagónicas - todas legítimas, em democracia – que tornou possíveis.
Em simultâneo, procuramos, também, repensar a trajectória de um século, tão cheio de contrastes, de luzes e de sombras. E, hoje, é o momento de considerar a República actual, a perfazer o Centenário!
A comemoração do 5 de Outubro, em Espinho, será marcada pela abertura de uma exposição sobre os “Rostos da República” (da 1ª República), que vai encher as duas imensas galerias do Museu Municipal, transformadas, para o efeito, em espaços de memória, de “encontro com a história” do país, feita através da gesta de mulheres e homens que a corporizaram – e é completada por este encontro com “Rostos vivos da República” - com a Senhora Dona Mª José Ritta.
Uma República de rosto feminino, como era já figurada no tempo em que as mulheres nem sequer tinham o direito de voto. Uma República, agora, com rostos femininos que verdadeiramente a representam, para além de a simbolizar. É o caso da nossa ilustre convidada de honra.
Eu acredito que, num período de muitas incertezas e dificuldades, como o que atravessamos, no País e no mundo, precisamos sobretudo da força dos exemplos – exemplos de inteligência e espírito construtivo, de solidariedade na defesa de causas humanistas, de dinamismo e competência na execução de projectos.
São qualidades que associo à Srª Dona Mª José, desde que a conheço e admiro, há muitos anos.
Quando mudou de vida, para entrar definitivamente, na História de Portugal, como Mulher do Presidente da República Jorge Sampaio, não mudou a sua forma de estar na vida, mantendo-se atenta aos problemas da sociedade e dos cidadãos, pronta a ajudar, a mobiliza-los para a acção concreta, com uma grande simplicidade e discrição. Cumprindo, com gosto, com naturalidade, e primorosamente, a missão de dar uma imagem esplêndida das mulheres portuguesas, dentro e fora de fronteiras.
Antes e depois dessa década, ao longo da sua carreira, no círculo profissional e na esfera da afirmação da cidadania, sempre a vimos agir com o máximo de simpatia e generosidade, combinadas com o máximo de rigor e eficácia – um modelo a seguir por cada um de nós, se queremos que esta República possa ter maior e melhor futuro.
Obrigada, Senhora Dona Maria José Ritta, por ter vindo a Espinho e, mais uma vez, ao “Encontro das pessoas”.
Bem-haja!
30-09-2010

Maria Manuela Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário