domingo, 2 de dezembro de 2012

Nota de abertura . Revista "Entre portuguesas"


Vamos olhar, nas páginas de uma revista, um mundo feito de sonhos e de obras de muitas Mulheres Portuguesas. Vamos à procura da realidade plural, dinâmica e mutável da nossa emigração feminina, situando-a no espaço que efectivamente ocupa no trabalho, na cultura, nas artes e nas ciências, na política, no associativismo, no desporto, na família...
Move-nos a intenção de reflectir sobre a história do passado e sobre a história no seu curso para o futuro, com a vontade de contribuir para a mudança, de influenciar o processo, e de mobilizar para a acção a metade que tem sido marginalizada nas nossas comunidades. Foi esse o objectivo maior do Encontro Mundial de Mulheres da Diáspora, em 2011 -o terceiro organizado pela “Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade Mulher Migrante”. Um forum que trouxe novos dados e perspectivas sobre as migrações femininas e permitiu, pela intervenção de tantas das suas protagonistas, com a força dos sentimentos e experiências de vida, e pelo contributo de especialistas e investigadores, com a sua visão objectiva e rigorosa, repensar os modos combater por uma causa que nos une: a da cidadania assumida pelas mulheres migrantes no seu trajecto transnacional.
A revista é mais uma mostra da nossa forma de estar neste combate, de alargar a colaboração com mulheres e homens, que vivem a emigração, com políticos que a compreendem, como o Secretário de Estado José Cesário, com estudiosos que revelam as suas verdades.
E é, também, um tributo a Maria Lamas, exemplo de cidadania exercida com a máxima generosidade e inteligência.
Responder
Encaminhar
 

Sem comentários:

Enviar um comentário