domingo, 12 de janeiro de 2014

A Comunidade portuguesa e luso-argentina de Comodoro Rivadávia tornou-se para mim, desde uma primeira e inesquecível visita, o verdadeiro símbolo do futuro da nossa  Diáspora
Foi um primeiro encontro, feito de enormes surpresas e encantamento! Eu ia à procura  de memórias do passado, de uma antiga e famosa comunidade, a segunda maior da Argentina, que estivera presente na fundação e no fulgurante desenvolvimento da cidade de Comodoro Rivadávia. Era a história, a força de uma imagem mítica, que me levava a esse extremo sul da América e, afinal, foi com uma realidade viva e dinâmica que deparei - com uma frutuosa união de gerações, numa Associação grandiosa e cosmopolita, um  espaço de fantástica vivência das tradições, cheio de jovens, que cantavam o fado e dançavam tão bem um corridinho algarvio como um tango!
Completam-se agora 90 anos na vida desta Associação, que encontrou o segredo da eterna mocidade. no poder de atração de tantos jovens, que são uma  ponte de afetos entre duas culturas e dois países.
Bem -hajam por nos darem um exemplo admirável de associativismo, e, na simbiose da grandeza histórica e da modernidade, igualmente, uma fundada esperança de expansão da cultura portuguesa no mundo.
Por tudo isto, partilho inteiramente a felicidade e a alegria das comemorações do 90º aniversário da Associação Portuguesa de Beneficência e de Socorros Mútuos de Comodoro Rivadávia e muito me regozijo com o  significativo gesto de homenagem a Amália Rodrigues, que é, para sempre, o rosto do Fado, a voz de Portugal!
Para todos os Amigos, um sentido abraço de parabéns
 
M Manuela Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário