quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Maria Benedicta Monteiro sobre Maria Lamas

Associação  ‘Mulher Migrante’

Mesa Redonda: “Quatro décadas de migrações em liberdade”

(1974-2014)

MNE - Palácio das Necessidades , Lisboa

26 de Março de 2014

Título - Maria Lamas: Migrações para a liberdade

Autora: Maria Benedicta Vassalo Pereira Bastos Monteiro

40 anos de migrações em liberdade é um título que por si só nos

convoca para o antes e para o depois do dia 25 de Abril: para o modo como

muitos portugueses se envolveram na defesa dessa liberdade tão longamente

negada, como para o modo como a conquista da liberdade se traduziu nos

múltiplos quotidianos da Democracia.

Defendo hoje a ideia de que as mulheres do nosso país, apesar do enorme

caminho andado desde que Portugal se tornou numa Democracia, em

1974,  continuam a precisar de mais atenção, de mais cuidados, de mais

respeito. Ou seja, continuam a merecer uma tradução mais sólida e

persistente das regras formais da Democracia em formas que as

libertem de todas as velhas servidões do passado.

Merecem mais atenção, mais cuidado e mais respeito. Por parte de nós,

cidadãos. Por parte das instituições de governo da nação. Muitas vezes por

parte delas próprias.

Assim, lembrarei aqui como Maria Lamas, essa mulher torrejana  (Torres

Novas, 6 de Outubro de 1893) dedicou a sua vida, que inicialmente parecia

burguesamente pacata, a grandes causas do mundo – a paz mundial

ameaçada, a liberdade política  e a educação das mulheres. Para o fazer,

cedo teve que se incluir no grupo das mulheres migrantes, e como elas foi

primeiro vigiada e perseguida no seu país, nomeadamente desde 1945, e

depois empurrada para outras paragens, até poder reentrar em 1970 num

Portugal já Marcelista,  quebrado por uma guerra colonial sem fim à vista,

empobrecido e ignorante.

Agradeço o convite da Associação Mulher Migrante, e espero poder contribuir

para o que Maria Lamas esperaria também hoje se aqui estivesse: celebrar os

40 anos da revolução de Abril, celebrar 40 anos de liberdade cívica e política.

E com essa celebração tomar consciência da situação actual das Mulheres,

como primeiro passo para querer intervir nela, para de novo criar as

condições para a mudança necessária.

Foi a isso que dedicou a sua vida.

1. A educação das mulheres

A preocupação com a educação das mulheres chegou muito cedo na vida de

Maria da Conceição Vassallo e Silva,  vinda da sua própria experiência como

jovem mulher apaixonada aos 17 anos, casada, divorciada e separada em dois

casamentos em pouco mais de 10 anos, sem armas para afrontar a vida, sem

uma formação profissional e com três filhas a seu cargo.

Essa preocupação veio também das suas intensas leituras, onde pôde saber

que noutras partes do mundo muitas mulheres estudavam, trabalhavam,

votavam, ganhavam a sua autonomia e o respeito da sociedade: ‘Procurava

nos livros o que as pessoas com quem vivia me não diziam da vida’ (Lamas, M.,

1949, O despertar de Sílvia; in As Quatro Estações, vol.1, p. 18).

E veio finalmente da fase inicial da sua vida profissional, como jornalista e

como editora. Aí  proliferam os contactos e colaboração com Escritores,

Editoras e Jornalistas, que alargaram as suas oportunidades de afirmação,

como escritora e como militante cívica e política: ‘O jornalismo foi a minha

grande escola. Foi ele que me fez tomar consciência da possibilidade de me

exprimir escrevendo, dando-me confiança para o fazer’ diria Maria Lamas

O seu trabalho para a educação das mulheres, para a maternidade, para a

profissionalização e o respeito por si próprias, e ainda para a intervenção

activa na vida cívica e política, traduziu-se progressivamente em reuniões,

organização de exposições, escrita de livros e de artigos em jornais e revistas,

convites a mulheres portuguesas e estrangeiras para exporem os seus

De que falamos concretamente? Falamos de romances autobiográficos,  como

‘O Caminho Luminoso’, (1927) , ‘Para Além do Amor’ (1935) ou a ‘A Ilha

Verde’ (1938), onde se entrecruzam o mito do amor romântico com

pinceladas neo-realistas,  em que a figura central da mulher é retratada de

forma polémica, buscando amores virginais e simultaneamente afrontando

relações amorosas difíceis e heterodoxas: ‘...entre o sonho mais puro e a

realidade mais cruel’. (Ferreira, E. M., 2004, Cartas de Maria Lamas a Eugénio

Ferreira, pp. 30-31. Porto, Companhia das Letras).

Falamos da direcção, durante 20 anos, da revista ‘Modas & Bordados’,

suplemento do jornal ‘O Século’. Neste período, entre 1929 e 1947, a sua

profissão central é o jornalismo orientado para a vida e a educação das

Durante este longo período desenvolve a sua maturidade profissional e

cívica: cerca-se de colaboradores, cria uma coluna de correio com as leitoras,

publica notícias, obras e fotografias de mulheres portuguesas e estrangeiras

que se notabilizam como escritoras, cientistas, artistas, empresárias, modelos

e artesãs, propõe e ensina actividades culturais e desportivas, a par de

actividades domésticas de saúde, alimentação, moda, lazer e de educação dos

É ao longo destes anos de direcção da Revista que toma consciência da

pobreza física e educativa e do sofrimento calado em que muitas mulheres

vivem, do seu estatuto cívico de menores (o decreto que concede o voto às

mulheres, desde que tenham estudos secundários, só é aprovado por Salazar

em 1931), ignorando alternativas, amarradas a um destino que uma forte

simbiose entre o fascismo e o catolicismo foram cristalizando em instituições,

como a ‘Obra das Mães’, ou a Mocidade Portuguesa Feminina; e onde a função

social da mulheres se fechava no círculo da organização da casa, da educação

dos filhos, e eventualmente de práticas de caridade e de assistência social.

É para sacudir as mulheres desse torpor sem esperança que multiplica os

contactos e as iniciativas: cria novas revistas para crianças e jovens, como ‘A

Joaninha’, organiza exposições e eventos, de carácter científico, literário e

artístico, como o Ciclo de Conferências sobre ‘As mulheres’, que organiza com

Manuela Porto, Sara Beirão e outras, ou a exposição dos Tapetes de Arraiolos

feitos por mulheres da ‘Cadeia das Mónicas’.

No rescaldo da II Guerra Mundial e do desenvolvimento na Europa de

movimentos femininos de reconhecimento do papel das Mulheres na

resistência ao domínio dos países do Eixo, uma iniciativa de Maria Lamas viria

a adquirir um significado e um impacto que mudou a sua trajectória

profissional e a envolveu necessariamente na resistência ao fascismo em

Portugal. Tratou-se da ‘Exposição de Livros Escritos por Mulheres’, que

organizou em 1947, na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa,

enquanto presidente do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (CNMP),

cujo catálogo incluía mais de 2000 títulos de escritoras de 28 países da

Europa, Ásia e Américas. A exposição abriu no dia 4 de Janeiro, com uma

conferência proferida por Maria Lamas, explicando os objectivos da exposição

e do conselho a que presidia.

O encerramento da actividade do CNMP pelo Governo Civil de Lisboa, na

sequência desta exposição, constituiu o ponto de ruptura de

Maria Lamas com a Censura política pela ameaça directa à

sua liberdade profissional. Mas foi também  o ponto de

partida para a sua obra de maior fôlego e que a notabilizou,

não só nos meios académico e literário, mas no meio político:

‘As Mulheres do meu País’.

A publicação de ‘As Mulheres do meu País’, ‘nascida da urgência e da ofensa’,

foi o culminar de um enorme esforço e determinação para superar, quer as

dificuldades económicas resultantes da sua saída forçada de Directora da

Revista ‘Modas e Bordados: Vida Feminina’ do jornal ‘O Século’, quer  os

recursos logísticos e de adaptação cultural que aquele trabalho etnográfico de

amplitude nacional envolvia, quer a a ameaça constante da censura do regime.

Alguns chamaram-lhe ‘jornalismo de iniciativa’, ou ‘jornalismo-reportagem’, o

jornalismo  que consegue trazer para a luz do dia as vidas invisíveis ou ocultas

das ‘minorias’ – grupos humanos subordinados, com pouco controlo sobre o

seu destino - normalmente ignoradas e estigmatizadas pelo grupo dominante

na sociedade. Neste caso, as mulheres.

O grande empreendimento em que se tornou a publicação de ‘As Mulheres do

meu País’ exigiu de  Maria Lamas que se tornasse uma migrante no seu

próprio país. Percorreu todos os  seus distritos, continentais e insulares, não

em busca dos protótipos de figuras femininas  e de festas folclóricas que então

o regime divulgava como símbolo do nacionalismo florescente, mas

procurando registar os múltiplos quotidianos das Mulheres, nomeadamente

no trabalho rural e urbano. O texto e as fotografias com que Maria Lamas

registou  o que ouviu e observou ao longo de 2 anos, (muitas das fotografias

são hoje consideradas obras  relevantes e representativas do neo-realismo

português), vistos hoje, à distância de 70 anos, tornam mais saliente a sua

figura determinada, consciente da responsabilidade de representar as

Mulheres portuguesas, e de com elas enfrentar a ideologia  da mulher

doméstica, humilde e resignada que o regime impunha.

2. A paz mundial e a liberdade política. Chegamos então a Maria Lamas,

Mulher lutadora, pelas mulheres, pelos direitos cívicos, contra o regime da

ditadura e pela Paz. E também, de novo,  mulher migrante.

Maria Lamas torna-se consciente  do progressivo isolamento de Portugal em

relação às democracias europeias, e dedica a maior parte dos anos a partir

do pós-guerra a defender as causas da liberdade política, dos direitos

das mulheres e da paz no mundo.

Aceita fazer conferências, escrever artigos em Jornais, adere a Associações

para a paz, nacionais e estrangeiras, representa Portugal em conferências

internacionais, faz crónicas para a ‘Rádio Moscovo’ (sob o pseudónimo de

Helena Torres).

Em 1946, por exemplo, representa Portugal, enquanto Presidente do CNMP,

no I Congresso Mundial das Mulheres, que reuniu mulheres da Resistência, ex-

detidas em campos de concentração nazis, como foi o caso de Eugénie Cotton.

Volta a representar Portugal em 1948, no II Congresso da ‘Federação

Democrática Internacional das Mulheres´ (FDIM), entretanto criada. Vêmo-la

depois, em 1949, quando sai da prisão, ao lado de outros ex-presos políticos

como Pinto Rodrigues, Rui Luís Gomes, Virgínia Moura, José Morgado,

Albertino de Macedo, Pinto Gonçalves e António Areosa Feio, todos

signatários de um ‘abaixo-assinado’ contra a instalação da Base Americana

das Lages nos Açores.

Em 1950 faz a Conferência ‘A paz e a vida’ em Lisboa, no Museu João de Deus,

e uma outra no Porto, no 15º aniversário da Associação Feminina para a Paz,

onde afirma: ‘A batalha da vida é a batalha da Paz’. É de novo presa meses

depois, em 18 de Julho, por sentença do Tribunal, sendo libertada em Janeiro

Em 1952 participa no Congresso dos Povos para a Paz, em Viena, e em 1953,

está de novo a representar Portugal no III Congresso Mundial das Mulheres

Em 1962 participa, em Moscovo, na ‘Conferência sobre Desarmamento Geral’,

o que comprometeu definitivamente a sua segurança em Portugal. No

regresso ao país, face à ameaça de prisão política pela PIDE, a decisão está

tomada: exilar-se-á em Paris, onde colaborará com outros expatriados na luta

contra a Ditadura.

 1968 , À porta do G. Hotel

Saint-Michel, Rue Cujas,

Paris, com Mª Benedicta

(neta) e João Pinto

Aí viveu, mulher migrante no Quartier Latin, Rue

Cujas, no Grand Hotel Saint Michel onde recebia

ininterruptamente membros das oposições ao regime

- do grupo de Argel aos membros do Partido

Comunista na clandestinidade e aos desertores das

guerras coloniais de Portugal em África - jovens

emigrados ao desamparo, amigos de Lisboa e pessoas

sozinhas a precisar de uma palavra.

Lembro-me de ver entrar Jorge Reis, António José Saraiva, Maria Nobre

Franco, José Carlos Ferreira de Almeida, João Freire, a Miriam e a Teresa Rita

Lopes, Helena Pato e Mário Neves, Eugénia Pereira de Moura, Helena Neves e

Maria Antónia Palla. Procuravam ajuda, mas também lhe escreviam cartas e

lhe traziam notícias, coisas suas, como presentes: livros, pintura, gravura

desenho, escultura, fotografias, roupa, alimentos. Passavam, ficavam, partiam.

Às centenas. Iam passear com ela para o Jardim do Luxemburgo. Era a ‘Avó

Maria´. Que continuava a trabalhar nos intervalos nos seus projectos, na sua

correspondência e nas suas traduções, na pequena mesa que tinha no quarto,

dedilhando a máquina de escrever com estojo verde, qua ainda hoje guardo

comigo. Quem não leu, por exemplo, a sua belíssima tradução de ´As Memórias

de Adriano’, de Marguerite Yourcenar?

Nós ficávamos também no Hotel. Em 1967 tínhamos ido frequentar, através

da Pragma, Associação Cultural,  em Lisboa (que a PIDE viria a encerrar algum

tempo depois), primeiro um curso de formação em Animação Cultural, e no

ano seguinte, em pleno Junho quente de 1968, uma formação em Dinâmica de

Grupos, ambos promovidos para sindicalistas da CFDT. Mas nos intervalos

saíamos com a Avó Maria Lamas, esfomeados de bons filmes, de teatro, jornais

e livros a que não podíamos ter acesso em Portugal: Bunuel, Bergman,

Nicholas Ray, Fellini, Jean Cocteau, Elia  Kazan, Fritz Lang, Murnau, Claudel,

Genet. Foi um deslumbramento que a companhia da Avó Maria Lamas

enriquecia com reflexões e comentários, de tal modo que os seus 75 anos não

era um peso, mas uma energia inesgotável e que sempre nos surpreendia.

Em Paris, Maria Lamas continuou a sua actividade política. Em 1963, estava

na Mesa da Presidência do V Congresso Mundial das Mulheres, em Moscovo,

que reuniu 1400 delegadas de todo o mundo. Ao seu lado, estavam Dolores

Ibarrurri, a Passionária, Eugénie Cotton, Marie Claude Couturier, heroína da

resistência francesa, Gusta Fuchikova, resistente checoslovaca e Valentina

Teereskova, primeira mulher cosmonauta a viajar no Cosmos.

De regresso a Portugal em 1969, na ‘abertura’ da Primavera Marcelista,

espera-a muita actividade, e é ainda antes da Revolução que é homenageada

por outras mulheres em Portugal. Em 1973 tem 80 anos.

 O seu entusiasmo com a Revolução de Abril, em 1974,

trouxe-a para a rua, a desfilar no 1º de Maio ao lado da

multidão. E uma das actividades mais importantes foi

o seu papel central, de novo em favor das mulheres

portuguesas, na criação do Movimento Democrático

de Mulheres, de que foi eleita Presidente Honorária

em 1975.

A sua posição de Directora da revista ‘Mulheres’ criada pelo Movimento em

1978 representou, antes de mais, para Maria Lamas, o regresso à imprensa

feminina, onde a sua vida profissional começara, na defesa da educação das

Mulheres, da liberdade política e da paz mundial.

Maria Lamas morre em Lisboa em Dezembro de 1983, dois meses depois de

completar 90 anos.

Nesta dia de evocação de 40 anos de democracia e de migrações em liberdade,

relembrar Maria Lamas, Uma Escritora Portuguesa em Luta pelas

Mulheres do seu país, quero deixar esta mensagem de que é preciso e

urgente, como ela,  não baixar os braços, mas continuar a levantar a voz, a

estudar velhos e novos problemas - como o das trajectórias e trabalhos das

mulheres das novas migrações. É preciso ir de novo ver como vivem e pensam

as mulheres e os homens do nosso país.

Um trabalho já começado em dissertações de Mestrado, Teses de

Doutoramento, levantamentos estatísticos sistemáticos das condições de vida

dos portugueses, que espera pela nossa colaboração.

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