domingo, 18 de outubro de 2015

MulherMigranteVE Logo 2
Associação Nacional
Mulher Migrante
Luso-Venezuelana
APOIO
RIF: J-40375421-7
MulherMigranteVE Logo Contacto
MulherMigranteVE Logo Web
facebook twitter
instagram youtube
googleplus skype
rss pinterest
“A vida nacional gira à volta de uma chávena”
(Ernesto Belo Redondo, jornalista português)
O que é uma tertúlia?
A tertúlia é na sua essência uma reunião de amigos, familiares ou simplesmente frequentadores de um local, que se reúnem de forma mais ou menos regular, para discutir vários temas e assuntos da sociedade e/ou da atualidade.
Contudo, e como o jornalista português Belo Redondo disse, “a vida nacional gira à volta de uma chávena”, numa referência inequívoca da importância das tertúlias em Portugal, as tertúlias foram “importadas” para Portugal de Paris (França), onde surgiram e se espalharam pelo mundo, associadas aos cafés. Cada café tinha uma ou mais tertúlias sobre temas diferentes. Paralelamente, os seus integrantes identificavam-se como pertencendo à tertúlia A ou B, numa clara divisão das águas entre correntes de pensamento diferentes.
Historicamente em Portugal o Chiado, dado o grande número de cafés aí existentes, assumiu a liderança em número de tertúlias: A Brasileira, o Nicola e outros receberam tertúlias com participantes tão influentes como Bocage, Alexandre Herculano, António Feliciano de Castilho, Almada Negreiros, Eduardo Viana, António Botto, Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro ou Stuart Carvalhais entre outros.
No Porto o Majestic, A Brasileira e o Guarany, eram os locais por excelência onde se reuniam intelectuais, artistas e políticos.
Coimbra, Faro, na realidade qualquer cidade ou vila de Portugal, tinham nos seus cafés tertúlias, onde se discutia tanto a política nacional ou internacional, o futebol ou o mais recente mexerico da terra.
Foram em torno destas tertúlias de café que a política e as artes portuguesas do século XIX e primeira metade do século XX se desenvolveram, pelo cruzar de opiniões, troca de ideias, apresentação e discussão de ideias e livros novos, etc.
Com o advento do Estado Novo as tertúlias tornam-se o último reduto da discussão livre da censura, mas que com o tempo são cada vez mais espiadas pela PIDE. Um exemplo disto foi o Grupo do Café Gelo.
Paralelamente, a melhoria das comunicações, nomeadamente com o advento da televisão, e o aparecimento de outros espaços, levaram ao desaparecimento gradual das tertúlias.
A associação nacional “Mulher Migrante” Luso-Venezuelana pretende organizar tertúlias no seu espirito primário só para mulheres portuguesas e luso-descendentes.
Milú de Almeida
548
Presidente da associação nacional “Mulher Migrante” Luso-Venezuelana
Conselheira das Comunidades Portuguesas eleita por Venezuela

Sem comentários:

Enviar um comentário