quinta-feira, 22 de abril de 2010

Novo Encontro em Espinho



Apresentação colectiva da dupla publicação "Cidadãs da Diáspora - Encontro em Espinho" e da "Mulher Migrante em Congresso".
Na primeira as comunicações científicas, na segunda o blogue, as notícias nos media, a história documentada dos primeiros congressos e reuniões mundiais e regionais para a igualdade da Mulher nas comunidades do estrangeiro.

Entre os autores das comunicações tomaram a palavra Rita Gomes, Graça Guedes, Arcelina Santiago, Glória Rocha, Isabelle Oliveira, Alípio Jorge, Durval Marques e Manuela Aguiar, coordenadora da publicação.
Seguiu-se, integrada co ciclo de conferências sobre o Centenário da República em Espinho, uma palestra de Carlos Luiz - ele próprio participante do Encontro "Cidadãs em Diáspora - sobre "Emigração e Exílio nas vésperas da Revolução de 1910". Simplesmente brilhante!
Espera-se a sua publicação!

E, a terminar, pela voz de Nuno Araújo e de colaboradores próximos de Aníbal Araújo, a homenagem que ele nos merece pelo seu companheirismo a dedicação de sempre. Manuel Dias, o grande jornalista, a quem o Governador Civil fez um elogio, que reflectia o sentir geral dospresentes, foi o primeiro a tomar a palavra. Ele, que é um dos maiores especialistas de emigração portuguesa, acompanhou as iniciativas da Associação "Mulher Migrante" desde a primeira hora .

Presidiu à tripla sessão o Governador Civil de Aveiro José Mota. Não esqueceremos nunca o apoio de primeira hora que ele deu à realização do ENCONTRO-2009, que sem ele não teria ido pela frente, quando mais nenhum suporte estava garantido. Na altura, na qualidade Presidente da Câmara de Espinho.

E não esquecemos também que, já em 1995, nessa mesma qualidade, foi o anfitrião do 1º congresso mundial de mulheres migrantes.
Fez questão de estar connosco, de novo, como a Associação Mulher Migrante fez questão que ele estivesse presente.
Esteve, igualmente, na mesa de honra do primeiro lançamento deste, em Lisboa, no final do ano passado, ao lado do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.
A sala de leitura da Biblioteca Municipal encheu, com mais de 70 presenças. Nem todos puderam estar às 5.00 em ponto da tarde, mas foram chegando, à medida que os afazeres profissionais o permitiam - caso de Rosa Sampaio e de Teresa Aguiar, uma das coordenadores da publicação. Deixou-se ficar, discretamente, entre a assistência, mas todos os que acompanharam, de perto, o percurso do blogue, reconhecem a importância do seu trabalho quotidiano.
O mesmo se diga da Profª Rosa Sampaio, como confrencista e como comentarista do blogue.
O novo Encontro teve, naturalmente, eco na imprensa de Espinho:

Sem comentários:

Enviar um comentário