terça-feira, 5 de julho de 2011

Um convite da Venezuela

Cara Amiga Dra. Manuela Aguiar (ex-Deputada e ex-Secretaria de Estado)

Apoio de todo o coração este pedido do Sr. Dr. Cônsul Geral de Portugal em Valencia (na Venezuela), diplomata que aprendi a conhecer pouco a pouco e pelo qual estou convencido que merece toda a estima da comunidade, rede associativa e forças empresariais locais para o bom desempenho da sua missão.

Bem sei que a data do 10/06 não é melhor para a sua agenda de atividades republicanas e políticas. Mas acredite que a sua presença seria um reforço enorme ao trabalho desenvolvido muito discretamente por este diplomata português que silenciosamente tem a seu credito (e com apenas poucos dias de nomeação) a defesa de um cidadão português que o regime do Presidente Hugo Chávez queria expropriar seus terrenos. Foi este diplomata que, com a sua sabedoria da diplomacia discreta, conseguiu que a ação política tivesse um final feliz deixando nosso cidadão tranquilo.

Conheço a minha amiga Manuela desde há muito (com a Dra. Rita Gomes) e temos lutado em várias frentes no mesmo sentido. Só por esta situação de profissionalismo de alto nível, não me diga que passará ao lado de tão generoso convite que com a sua presença, confirmará o seu apoio como ex-SECP e legisladora pelas comunidades aos diplomatas que no mundo inteiro lutam pelos nossos cidadãos. O Sr. Dr. Cônsul Geral de Valencia é um dos casos merecedores do seu apoio presencial. Faço Fé que tenderá uma estima particular para este convite...

Se bem que apoio o referido convite de toda a minha amizade que consta para ambos, por outro lado a sua visita á Venezuela não seria coisa vã, pois cara amiga Dra. Manuel Aguiar poderíamos ponderar um encontro de amizade fraterna com mulheres dinâmicas que se agruparam numa instituição chamada “Academia da Espetada”. Isto poderia ser o inicio do núcleo venezuelano da associação internacional que V. Exa e a Dra Rita Gomes presidente, “Mulher Migrante”.

Relembre-se minha cara amiga as conferencias que organizamos em defesa de mulher emigrante e cuja sua participação é sempre um grande momento de ideologias. Relembre-se também que tenho, todavia uma divida consigo na organização de um congresso mundial da “Mulher Migrante” na Venezuela. Aproveitaríamos então para instalar as bases de discussão com a direção da Academia-Mãe da Espetada para um projeto de âmbito americano-latino em março 2012.

Estou bem consciente que a data não é fácil, mas realmente faço apelo à sua generosidade de política “globe-trotter”, desafiadora dos convites merecedores. E acredite em mim, Manuela, este cônsul geral merece!!

Um grande abraço para si e a Dra. Rita Gomes,
(bem lhe mandaria outra coisa, mas está um diplomata de alto nível na conversa e tenho que manter respeito!!! ahahahaha)

Seu humilde servidor de sempre,
Adé Caldeira


(PS: Junto o convite em formato JPEG)



From: A. C. T.
Sent: Wednesday, May 25, 2011 5:13 PM
To: manuela.aguiar@cm-espinho.pt
Cc: aguiarpereiraantonio@gmail.com ; rag@sapo.pt ; adecaldeira@radioarcoense.com
Subject: Consulado Geral de Portugal em Valência - Venezuela




Excelentíssima Senhora Doutora Manuela Aguiar,

Pretende este Consulado Geral de Portugal em Valência, na Venezuela, comemorar o Dia de Portugal com o brilho que o momento exige.
Vicissitudes diversas, de somenos importância no contexto presente, levaram este Consulado Geral, durante largos anos, a passar à margem do dia maior da Portugalidade. Dia esse que tanto enobrece os luso-descendentes de Malaca, Damão, Colónia do Sacramento ou Ajudá, como também os portugueses de Genebra, Bordéus, Joanesburgo, Buenos Aires, Otava e Díli. Valência não pode constituir uma excepção, neste contexto, pelo que foi decidido, não obstante os condicionalismos do tempo presente, celebrar tal dia com uma missa a ser presidida pelo arcebispo local, D. Reinaldo del Prette, co-celebrada por cinco sacerdotes luso-descendentes, ao que se seguirá a deposição de uma coroa de flores no busto de Simão Bolívar.
Ao fim do dia, entre as 19 e as 21 horas, será dada uma recepção nos jardins deste Consulado-Geral, para cerca de 250 convidados, englobando as forças vivas da sociedade valenciana e principais representantes da comunidade lusa, que contará com a actuação e uma violinista professional que interpretará peças de Carlos Seixas, Domingos Bomtempo, Bach, Vivaldi, Telemann, Corelli e Frescobaldi. Dois guitarristas também dedilharão acordes de fados tradicionais.
Face à importância do evento no concerto da sociedade local e, também, da comunidade portuguesa, que há muito necessitava de sentir-se motivada a marcar presença num evento desta natureza, permito-me convidar Vossa Excelência, Senhora Doutora Manuela Aguiar, a marcar presença, como convidada de honra, no mesmo.
Com efeito, a presença de Vossa Excelência não apenas dignificaria a recepção e honraria a comunidade lusa residente na área consular de Valência, simples mas laboriosa, como também cimentaria um elo entre o emigrante português e o seu representante em Terras de Santa Maria.
Vossa Excelência decidirá pelo melhor. Registe-se apenas, como síntese do que supra foi referenciado, de que uma presença neste dia tão especial, mesmo que fugaz, servirá de alento a uma comunidade que enfrenta crescentes problemas de insegurança e desconfiança face ao futuro.
Agradecendo a benevolência com que Vossa Excelência leu estas palavras, escritas com a alma e não com cálculo político, creia-me muito atentamente,

António José Chrystêllo Tavares
Cônsul Geral em Valência

Bem gostaria de ter aceite, mas os trabalhos como vereadora da Câmara Municipal, nas vésperas do pedido de renúncia (e ainda com muitos projectos a finalizar) tornaram impossível a viagem. Não esqueço o meu 1º 10 de Junho nas comunidades, justamente na Venezuela (em 1980). Outros se seguiriam, em Caracas, em Valência... Que saudades!

Sem comentários:

Enviar um comentário