quarta-feira, 31 de março de 2010

Centenário da República em Espinho - com acento no feminino!

Em Espinho, o centenário é para comemorar, ao longo de todo o ano.
Na execução do programa cultural da Câmara, decidimos associar, sempre que possível, as diversas iniciativas, à rememoração dessa efeméride tão marcante na vida dos portugueses, indutora, como foi, de profundas mudanças.
Queremos ir além da mera celebração simbólica da fundação do regime, com actos solenes e palavras encomiásticas, e olhar para trás, para 1910, revivendo os modos de pensar e de estar, então, na sociedade e na política. E, olhar, também, em frente, para o “futuro do passado”, o caminho percorrido desde 1910! Ou seja, o balanço possível das transformações que operou, de facto, uma revolução portadora de esperanças e de promessas, umas cumpridas, outras não. Vamos, por exemplo, promover um ciclo de palestras sobre “cem anos”, em vários domínios. Depois de “Cem anos de poesia” (organizada pela Biblioteca Municipal),” Cem anos de”:
Direitos humanos; Direitos das mulheres; Municipalismo; Laicismo; Migrações portuguesas; Cinema e desporto em Espinho…etc.
O fundamental, do nosso ponto de vista, é envolver as pessoas, despertando o seu interesse pelos factos históricos, sem sentimentos passadistas, em ambiente de tolerância, numa visão diacrónica do século, até à realidade actual e às perspectivas que agora se nos abrem.
Por outro lado, a haver resposta favorável das pessoas, dos parceiros, como esperamos, muitos dos Festivais que se tornaram tradicionais em Espinho, integrarão esta componente singular, em alguns dos seus espectáculos – caso do “Tu cá, tu lá”; do concurso de homens-estátuas (com um prémio especial, previsto para a melhor estátua de um dos protagonistas de 1910); do Festival Internacional de Folclore, durante o qual queremos levar a cabo a reconstituição das festas populares de então e de um “comício republicano” no Largo da Câmara…
O Arquivo Municipal promove a recomposição de uma sala de aula de 1910 e, também, trabalhos dos alunos sobre os períodos da Monarquia Constitucional e da República.
Em preparação, está uma edição fac-similada dos jornais de Espinho, no período da revolução.
A 5 de Outubro, o Museu Municipal inaugura uma exposição sobre “Os Rostos da República” (sem esquecer rostos de notáveis feministas…).
Para os mais jovens, abrimos um concurso, em que são convidados a escrever "O meu diário da República".
E mais haverá, com certeza, pois apoiaremos quaisquer projectos viáveis, que nos venham a propor!

a Manuela Aguiar [mariamanuelaaguiar@gmail.com]

Sem comentários:

Enviar um comentário