quinta-feira, 18 de março de 2010

O Centenário da República em Berkeley


Entre os académicos que compunham o programa da universidade de Berkeley, a representação da Associação "Mulher Migrante", pela Manuela Aguiar, constituia uma excepção. A mostrar que a fama da Associação já passou as fronteiras, chegando a longes terras!
E Berkeley tem créditos firmados, desde que realizou, em parceria com a Fundação ProDignitate um dos "Encontros parara cidadania - Igualdade entre mulheres e homens", precisamente nessa Universidade da Califórnia.
Foi em 2008, com organização da Profª Deolinda Adão, que é também a organizadora do "Centenário" e de uma exposição sobre Portugal, de 1910 a 2010.
Desta vez, a Manuela não falou de emigração, mas sim das feministas da 1ª República- outro dos seus assuntos preferidos.
Ela vai contar essa experiência.

2 comentários:

  1. Sim, acho que é interessante para a associação ver-se envolvida nestes projectos.
    A vida é mesmo assim: foi o facto do anterior Cônsul-geral de S. Francisco ter dirigido o Encontro para a cidadania, na Califórnia, para Berkeley (em vez de S. José, onde inicialmente pensavamos realiza-lo) que nos pôs em contacto com a Profª Deolinda Adão.
    Depois, convertida em preciosa aliada, aceitou vir ao Encontro de Espinho.
    E agora, foi ela, na qualidade de organizadora, que nos convidou a participar no Centenário da república na sua Universidade.

    ResponderEliminar
  2. Devo dizer que Deolinda Adão é um nome famoso, com importante curriculum e notável obra feita. Feminista, investigadora dos movimentos feministas, nomeadamente nas comunidades portuguesas da Califórnia!
    De nome, era uma "velha conhecida", faltava conhece-la pessoalmente, com a sua juventude, vivacidade, entusiasmo e simplicidade.
    Um fenómeno de saber e simpatia!

    ResponderEliminar