domingo, 30 de outubro de 2011

Parabéns, dona Benvinda Maria!

O “Portugal em Foco” está em festa! E bem merece, neste aniversário especial, que é uma verdadeira etapa de vida, as palavras mais elogiosas, porque continua sendo um meio insubstituível de informação e de conhecimento sobre a comunidade lusa brasileira em toda a sua dinâmica, em toda a sua capacidade de se afirmar e fazer futuro.
Nas suas páginas marcam presença os mais participativos e influentes dos cidadãos e das cidadãs, os dirigentes das maiores instituições, os animadores das grandes realizações populares. E por isso, o Portugal em Foco é a memória de um tempo, que fica para sempre captado nas suas reportagens, crónicas e artigos - é um verdadeiro testemunho que servirá, também, os vindouros, quando quiserem fazer a história da emigração portuguesa de uma época e a do trajecto dos indivíduos e das colectividades, que formam verdadeiras comunidades em sentido social e cultural no Rio de Janeiro e em todo o Brasil.
E o próprio jornal, na medida em que reflecte o pensamento e a acção dos seus criadores, Dona Benvinda Maria e Comendador Marques Mendes, a sua vontade e capacidade de serem pilares da expansão da comunidade luso brasileira, se tornou uma autêntica “instituição”! Quantas aventuras inéditas, ousadas e bem sucedidas nascerem da sua "alma", da sua iniciativa concreta! Aventuras que se destinaram, sobretudo, aos jovens, como as fantásticas e visitas anuais a Portugal do Rancho Português do Rio de Janeiro, que trouxeram milhares de meninos e meninas luso-brasileiros à procura e ao encontro das suas origens portuguesas. Ou os campeonatos desportivos, ou a celebração do dia do emigrante… Exemplos, entre tantos outros, de um contributo, constante, poderoso e inteligente para a preservação do nosso património humano no Brasil.
Muitos parabéns e muito futuro, em novos projectos, são os menus votos sinceros, com um abraço de grande admiração por todos os colaboradores do “Portugal em Foco”, e, muito em particular, pela Dona Benvinda Maria, grande Mulher Portuguesa, irrepetível e inimitável, e, sem dúvida, uma fonte de inspiração e uma referência para as novas gerações.

Maria Manuela Aguiar

Sem comentários:

Enviar um comentário