quarta-feira, 21 de janeiro de 2015


Lançamento das publicações Expressões Femininas da cidadania e Entre Portuguesas Associação MM - 20 anos

A primeira apresentação das publicações da Associação Estudo,Cooperação e Solidariedade - Mulher Migrante do ano de 2014, aconteceu no dia 16 de janeiro na Biblioteca José Marmelo e Silva em Espinho.
Foi um momento muito especial, porque com ele culminou um longo trabalho onde as coordenadoras destas duas edições, Expressões Femininas da Cidadania e Entre Portuguesas -Associação Mulher Migrante 20 anos, Manuela Aguiar, Graça Guedes e Arcelina Santiago viram finalmente a recolha do legado de muitos trabalhos científicos, artigos, experiências de vida, ficarem disponíveis para servirem de estudo, reflexão, tendo em vista um melhor conhecimento do universo feminino no mundo da diáspora. Mas foi, segundo testemunho de Graça Guedes, um árduo mas gratificante trabalho de colaboração.
Manuela Aguiar, Presidente da Assembleia da Associação MM começou por agradeceu a presença de todos, em especial as mulheres das artes que se fizeram representar em grande número. Lembrou que tal como nas letras , as mulheres têm vindo a ganhar visibilidade nas artes e que, mesmo noutras áreas, há sinais de mudanças positivas para as mulheres da diáspora, embora haja ainda um grande caminho a percorrer.
Graça Guedes agradeceu, em nome da Associação, a cendência das imagens das obras que fazem parte da comunicação de Ana Maria Pintora e que dão vida e beleza artística à publicação Expressões Femininas.
Manuela Aguiar fez o mesmo em relação a Luísa Prior, pela gentil cedência do seu Universo, capa magnífica da segunda publicação.
Esta foi uma forma de homenagear as mulheres das artes, emboras outras dimensões tenham sido alvo de análise e reflexão. Trata-se como referiu, não apenas de homenagear mulheres mas também homens porque a causa que defendemos, a liberdade e a defesa dos direitos humanos, dizem respeito a homens e mulheres. Lembrou e agradeceu, em particular , o trabalho incansável e fantástico do Dr. Tiago Castro, do Museu Municipal de Espinho, que colaborou na elaboração dos magníficos cartazes, estando um deles representado na contracapa da publicação Entre Portuguesas -Associação MM - 20 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário