quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

MARCIE PONTE - WORKING WOMEN COMMUNITY CENTRE COLÓQUIO DE TORNTO

Texto Marcie Ponte - Este resumo foi feito baseado em notas de Felicidade Macedo).

O WORKING WOMEN COMMUNITY CENTRE continua a reforçar e a alargar as áreas de intervenção e de apoio aos imigrantes e emigrados portugueses, a desenvolver novos serviços e a dar respostas às necessidades dos portugueses/as, na sua maioria açorianos/as, sempre dentro de uma perspectiva de integração, cooperação e de desenvolvimento, em parceria com outras organizações, associações, instituições comunitárias sociais na área metropolitana de Toronto. Faz lobbying e networking em todo o Ontário e Canadá, trabalhando para uma maior consolidação e alargamento de
redes para melhor responder às necessidades dos imigrantes e emigrados. São vários os programas oferecidos, sendo os principais os seguintes para a comunidade portuguesa:

1) O programa de explicações e de mentorado ON YOUR MARK
Visa reduzir o abandono escolar e facilitar a entrada no ensino superior aos jovens luso-canadianos, com tutores voluntários, e em parceria com as direções e delegados escolares e organizações comunitárias.

2) HIPPY: Formação para pais usando o modelo “Training-the-Trainer”
Visa a formação de um grupo de mães em diferentes bairros da cidade, em parceria com organizações de bairro comunitárias e de proteção à criança, bibliotecas públicas e igrejas. Elaboram-se estratégias diversificadas e ações de formação ao domicílio sobre o papel dos pais na educação, desenvolvimento e comportamento dos filhos a fim de facilitar a preparação pré-escolar.

3) Ontario Works: Programa em parceria com o Ministérios dos Serviços Sociais.
Visa os utentes de serviços sociais, para os ajudar a regressar ao mercado de trabalho, facilitar a inserção social, profissional e laboral dos imigrantes através de ações de formação e de desenvolvimento das capacidades académicas ou de treino no local de trabalho. Neste contexto, foram muitas as mulheres, e alguns homens portugueses, que aumentaram significativamente a sua qualidade de vida e a das suas famílias.

4) Grupos de apoio: Mulheres Portuguesas em Transição, Querer é Poder, Educar Educando-se, e Simplesmente Amigas.
Estes 4 grupos de apoio às mulheres dão formação em liderança, participação cívica e cidadania e investem no combate à exclusão social e na igualdade de género e de oportunidades. Oferecem também um espaço seguro onde partilham as suas experiências, promovem a difusão de casos de sucesso, a sensibilização e a prevenção na saúde, pela provisão de programas como: ginástica, ioga, dança, trabalhos manuais, leitura, natação e arte. Respondem a convites académicos frequentes para participar na área da pesquisa, promovem a açorianidade, a conservação da língua e cultura portuguesas, campanhas de informação e sensibilização aos direitos e deveres das mulheres por meio de folhetos informativos e a integração nas atividades de outros grupos de mulheres, tais como os cursos de iniciação aos computadores, oferecidos por Mulheres 55+.

5) A Arte de Aprender
É um programa de integração internacional para jovens que visa dar-lhes um maior conhecimento global e de cidadania.

6) Vários projetos e parcerias com os meios de comunicação, nomeadamente, a rádio CIRV FM e a televisão, Festival Portuguese TV e ainda o, em 2010, com o Consulado-geral de Portugal em Toronto, no âmbito do Ano Europeu para o Combate à Pobreza e à Exclusão Social. E ainda com o Congresso Nacional Luso-canadiano e a OCASI (Ontario Agencies Serving Immigrants and Refugees), organismo de cúpula provincial que representa mais de 200 organizações comunitárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário