quinta-feira, 9 de abril de 2015

A Secretária Geral da AEMM Prof Doutora Graça Sousa Guedes realizou. em 2015, várias reuniões de trabalho com o núcleo da AEMM no Recife e de lá trouxe propostas de um conjunto de iniciativas, que merecem inteiro aplauso das colegas dos diversos órgãos diretivos da Associação.
Após o início de colaboração com o Bloco "Folia das deusas"em 2013, no colóquio realizado no Gabinete de Leitura, com a participação de ilustres representantes do Governo do Estado de Pernambuco, da Prefeitura de Recife, do Gabinete Português de Leitura e outras instituições da Comunidade Portuguesa, do Cônsul honorário de Portugal e de Universidades brasileiras foi criado o núcleo local. Em Abril de 2014, na sua primeira iniciativa publica, levou a cabo, com brilhntismo, grandes comemorações do 40º aniversário do 25 de abril, de novo na sede do Gabinete de Leitura.
O programa agora delineado tem, pois, as melhores perpetivas de efetiva e eficiente concretização, Nele pomos as maiores esperanças, para prosseguir projetos como os das Academias Séniores, o das histórias de vida, que têm estado no centro das preocupações da AEMM.
Aqui se reproduz a proposta formalizada pela MM do Recife, através de Graça Guedes


Exmas. Senhoras Dras. Maria Manuela Aguiar e Rita Gomes

Digmas. Presidentes da Assembleia Geral e da Direção da AECSMulher Migrante


Assunto: Projetos para o Recife


Na minha última ida ao Recife (Brasil) em Fevereiro p.p. e sem qualquer encargo financeiro para a nossa Associação, procurei articular com o Bloco Folia das Deusas (nossa associada) a possibilidade de novas programações para 2015 e na decorrência do êxito do Encontro Expressões Femininas de Cidadaniaorganizado por este grupo em Novembro de 2013 no Gabinete Português de Leitura dessa cidade, que pelo presente tenho a honra de transmitir.

1 – Acompanhada da Dra. Berta Guedes Santana, visitei o Gabinete Português de Leitura e entreguei dois exemplares da nossa publicação Entre Portuguesas – Associação Mulher Migrante 20 anos, que contém as Atas do Encontro do Recife e que mereceu o maior elogio pela qualidade do trabalho, realçando o êxito deste Encontro que deveria ter continuidade. O Gabinete agradeceu e disponibilizou-se para novos eventos que a nossa Associação pretenda realizar, informando que agora dispõem de um site (Gabinete Português de Leitura), onde ainda está o nosso Encontro e que propicia ampla divulgação da programação, que tem permitido aumentar significativamente a participação nos espetáculos que aí se realizam. Como é do vosso conhecimento, as condições logísticas são excelentes e dispõe também de um piano da cauda.

2 - Foi proposto ao Bloco Folia das Deusas que avançassem com o projeto lançado no Encontro de 2013 e relativo às Universidades Seniores, num modelo inter Blocos (dado o número elevado que existe no Recife, sobretudo vocacionados para os festejos de Carnaval, tais como o Bloco da Saudade – ver site, Eu Acho é Pouco, Pessoal da Igreja, Salvé é Mujoca, Os Sujos, Cansei De Ser Enganadé, Chutando O Balde, Esses Boy Tão Muito Doido, Carangueijo No Caçuá, Bebiricar, A Cobra, Cabra, Tropical Trend, Fura Olho, De Bar Em Bar, Mordida Daxota, Não Acredito Que Te Beijei, Selinho Não É Gaia, Bofes De Elite, Desmantelados, Faça Amor Não Faça Barba, Comigo É Na Base Do Beijo, Bicaldinhos, Enquanto Isso Na Sala Da Justiça, Gia, Barbas, Osoltamassa, Pega Vareta, Queirogada, Passaram A Perna, Cavalheira Na Ladeira, Ressaca, Cavalo Branco, Movido A Álcool, Peixe ) e também inter geracional, uma vez que envolvem não só os mais velhos, como também os mais novos, que semanalmente reúnem para treino dos seus cantares e danças.


Nesta perspetiva, o Bloco Folia das Deusas coordenaria a Universidade Sénior, envolvendo todos os Blocos e, cada um deles, aproveitando as especialidades e disponibilidades dos seus associados para serem Animadores/Docentes, organizaria a lecionação de temáticas escolhidas e adequadas às potencialidades de cada um dos docentes, ministradas nas suas sedes e, caso não tenham, no Gabinete Português de Leitura. Consequentemente, seria divulgada a calendarização, horário e local para os diferentes cursos.

3 – Foi proposto ao Bloco Folia das Deusas que considerasse a possibilidade de realizar um novo encontro intitulado Expressões Femininas de Cidadania – Histórias de vida no Estado de Pernambuco, para o qual seriam convidadas figuras importantes para falar (de si próprias ou de seus familiares), com recurso a todo o material fotográfico que possuam. Este evento seria também de lançamento deste projeto, para motivar mais depoimentos, mesmo que para tal se efetuem entrevistas para as quais a Dra. Berta Guedes Santana se disponibilizou.

Este evento seria aproveitado para o lançamento das nossas últimas edições e, sobretudo, de uma separata da edição de 2013 contendo o Encontro de Recife

Na esperança da melhor atenção a esta proposta e de apoios para a sua concretização, cumprimento com a maior amizade
Graça Sousa Guedes

Sem comentários:

Enviar um comentário