domingo, 26 de abril de 2015

ANA COSTA LOPES - A singular história da Consulesa Angelina Sousa Mendes


A SINGULAR HISTÓRIA DA CONSULESA ANGELINA DE SOUSA MENDES


 

         Estudos recentes e com preocupações de género têm vindo a revelar e a realçar acções, atitudes, comportamentos de mulheres invulgares por esse mundo fora. Como se sabe, muitas, excluídas da História, ainda permanecem na sombra. Razões de diversa ordem que se prendem com questões nacionais, culturais, económicas, políticas, sociais, acrescidas ainda da mentalidade vigente, determinaram comportamentos de desigualdade de género, muitos já identificados e estudados. Em épocas passadas acentuavam-se e elogiavam-se predominantemente papéis meramente ligados às qualidades de esposas, de mães, de educadoras, os únicos aceites. Gradualmente vai-se caminhando para a igualdade.

            Não é de admirar, pelos motivos acima invocados, que Angelina de Sousa Mendes, (1888-1948) a mulher do ilustre Aristides de Sousa Mendes, um intemporal herói, um Justo, tenha ficado na invisibilidade. Tanto mais que o destino trágico do casal e dos filhos, em Portugal, não permitiu valorizar os actos altruístas de ambos.

            Na verdade, o percurso de Angelina de Sousa Mendes não se cingiu nem aos papéis tradicionais femininos que muito bem cumpriu, nem aos de Consulesa. Esta multifacetada senhora ultrapassou-os, de longe, cumprindo uma missão e uma tarefa perigosas, em tempo de guerra, aderindo a causas humanitárias. Sai, assim, agora da invisibilidade e do esquecimento mostrando como há mulheres que estão muito para além do seu tempo.

 

⃰Ana CostaLopes, FCH, Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, Universidade Católica Portuguesa.

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário