sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Representação e acção das Mulheres nos MEDIA

Maria Manuela Aguiar
Os debates sobre esta temática , integrados na preparação do Encontro de Mulheres da Diáspora, envolvendo a Associação "Mulher Migrante" e a Fundação Pro Dignitate, com o apoio da SECP, estavam previstos para a 2ª quinzena de Fevereiro, em New Bedford, em Toronto e Montreal.
Atrasos no andamento burocrático do processo não afectaram o seminário nos EUA, realizado, em conjunto, pelo Consulado de Portugal e pela Universidade de Massachussets-Dartmouth, mas levaram-nos a optar pelo adiamento dos que deviam ter ocorrido no Canadá.
Em Montreal, o Consulado-Geral de Portugal e o jornal Luso Presse organizaram, em 22 de Março, a sessão comemorativa do Dia Internacional da Mulher, dedicada inteiramente a este questão, como parceiros de uma iniciativa, que está em curso, e se projecta estender à Europa e à América do Sul.
Em Dartmouth, estivemos o Dr. António Pacheco e eu. Um dia inteiro de "brainstorming", num seminário, em que o Dr António Pacheco fez a introdução nos trabalhos da manhã, e eu nos da tarde. Introduções curtas e debates longos, como deve ser, e, muitas vezes, não é por mau doseamento dos tempos na programação...
Tudo organizado em tempo recorde e optimamente - à melhor maneira portuguesa - graças à Cônsul de Portugal em New Bedford, Drª Fernanda Coelho, e à resposta rápida e empenhada que teve do Grupo de Estudos Portugueses, dos responsáveis pelos Arquivos Ferreira Mendes (cujas instalações só serão inauguradas oficialmente neste mês de Abril e que é, com certeza, o melhor dos EUA sobre comunidades portuguesas), e também, da Reitora e do grupo de "Women's Studies".
A Montreal, desloquei-me só eu, porque o Dr. Pacheco permanece em acções de formação de jornalistas, na Guiné Bissau.
Tal como nos EUA, é de destacar a disponibilidade, o interesse e a simpatia com que o Cônsul Geral. Dr. Carlos Oliveira. São exemplos de uma vontade de trabalhar em conjunto com as lideranças das comunidades, que é essencial no exercício de funções consulares.
Como estávamos ainda em Março, o Jornal Luso Presse propôs ao Dr. Carlos Oliveira a organização, em parceria, de uma comemoração do Dia da Mulher, com debate sobre os temas que estão no centro desta nossa iniciativa .
O Luso Presse celebra, ano após ano, desde a fundação, há 13 anos, o "Dia Internacional da Mulher", sempre com interessantes conferências debates. Em toda a Diáspora portuguesa não conheço nenhum caso semelhante...
Era deputada na altura em que, por duas vezes, participei nesses debates, como uma das oradores. Foi uma satisfação ter tido a oportunidadede ser, de algum modo, co-organizadora da memorável sessão de 2009 - muito embora deva reconhecer que foram, sobretudo, as mulheres , ali presentes, que conseguiram dar não só a imagem da emigração no feminino no Québec, mas também um acento fortemente emotivo à evocação de muitas dessas Portuguesas da comunidade, cujos nomes merecem ser lembrados.
Daremos notícias sobre essas intervenções, de autarcas, jornalistas, conselheiros do CCP , investigadores das universidades, professores e muitos dirigentes de associações, daqueles que são os mais dinâmicos e empenhados em acções cívicas nas nossas comunidades.
Em Toronto, pude participar no encerramento das comemorações do Dia da Mulher, promovidas pelo Consulado-Geral d Portugal, com uma peça de teatro, representada pelo grupo "Mulheres 55+" que convidava à reflexão e uma atitude activa de diálogo sobre problemas que estiveram no centro das preocupações em Espinho: o convívio entre gerações.
A Drª Amélia Paiva soube dar importância à "questão de género". Ninguém o poderia fazer melhor do que ela, que foi , no nosso País, uma excepcional Presidente da Comissão para a Igualdade. E fê-lo!
Em Toronto, onde temos uma comunidade enorme, de um dinamismo raro, e que é, sem dúvida, um dos consulados mais trabalhosos e difíceis de gerir, ela foi a primeira mulher cônsul-geral, e ganhou o respeito e a admiração de todos! Aí, a partir de agora, nunca mais nada será como dantes, neste domínio. As mulheres estão mais perto do centro dos acontecimentos e são vistas de nova forma.
Pena não termos podido realizar o colóquio sobre a imagem das migrantes nos "media", no mês de Março. De qualquer modo, falámos da hipótese de o vir a concretizar, em breve

Sem comentários:

Enviar um comentário