quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Uma iniciativa da Associação "Mulher Migrante"

O Encontro de Espinho marcou este 15º ano de actividades da Associação "Mulher Migrante" , a par da realização do nosso primeiro "Congresso online".
Achamos que é tempo de encerrar o Congresso, mas não de pôr termo a uma experiência do contacto e diálogo, através da "net" . Um novo blogue se abre hoje aqui, para manter o convívio, a vontade de conversar e de reflectir, em conjunto, sobre as migrações, as comunidades portuguesas e, mais latamente, lusófonas, o seu presente e o seu futuro. Sobre o papel das mulheres, a procura de equilíbrios na participação de género e de geração - temas recorrentes dos congressos que, a espaços, levamos a cabo... Sobre a vivência da cidadania no contexto das movimentos migratórios, a transnacionalidade, a interligação e o reforço de laços de amizade e cooperação dentro do universo da lusofonia!... E o mais que se trouxer a discussão...
Em ambiente descontraído, à maneira das tradicionais e portuguesíssimas tertúlias.
Sabemos que as mais famosas reuniam sobretudo os homens, à volta de uma mesa...
A nossa pretende ser paritária e estar disponível para todas e todos os que connosco partilhem o gosto de debater ideias e de trabalhar para uma sociedade mais aberta aos valores e direitos humanos - que não é incompatível, bem pelo contrário, com a perspectiva convivial e lúdica da vida em grupo, em comunidade.
Aqui daremos conta das iniciativas e projectos da Associação e dos vossos, também, desde que deles tenhamos notícia .
Está próxima a saída de tipografia da publicação sobre o Encontro de Espinho e sobre o Congresso online, que esperamos, aconteça ainda em Outubro.
Os textos estão já praticamente todos ao dispôr dos leitores nos blogues:

mulhermigranteemcongresso.blogspot.com
bibliotecamulhermigrante,blogspot,com

Tudo pronto, igualmente, para reunir a Tertúlia da Diáspora ( que é, afinal, uma forma de dar continuidade à Tertúlia da Lusfonia, que os participantes do Encontro de Espinho animaram de uma forma inesquecível, na Biblioteca Municipal de Espinho, em Março passado).
Até logo!

Sem comentários:

Enviar um comentário