sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Participantes do "Encontro de Espinho"

O "Encontro em Espinho" reuniu cerca 200 pessoas.
Facto inesperado, e que gostaríamos de ver repetido, a presença de muitos estudantes da "Escola Segura" da PSP das Escolas Manuel Larangeira e Domingos Capela (60 a 70) na sala de sessões, e de alguns deles também no apoio à organização, no secretariado e no serviço -e um impecável serviço - do "buffet", durante as pausas para café e na "Tertúlia da da Lusofonia".
Participação, também, de um número significativo de professores - de universidades do Porto, de Braga, de Leiria, de Lisboa - e de estudantes das universidades do Porto, de Coimbra, de Aveiro - dos cursos de Sociologia, Psicologia, Direito, Relações Internacionais, Belas Artes... - e da Universidade Sénior de Espinho.
Consultada a lista de presenças, encontramos uma grande variedade de profissões e um "leque geracional" alargado, também: há reformados, estudantes, funcionários públicos, desportistas campeões em várias modalidades, empresários, jornalistas - os principais jornais da cidade, o JN, o Mundo Português - psicólogos, economistas, advogados, engenheiros, médicos, diplomatas, muitos professores universitários e investigadores - uma grande "Cimeira universitária de especialistas" no domínio das migrações! - conselheiros das "Comunidades" (CCP), e alguns (não muitos...) políticos.
Entre os políticos, destaque para o Presidente da Câmara de Espinho, que, como já foi salientado, mas não será demais repeti-lo, foi o grande suporte destas iniciativas - Encontro, Tertúlia, Comemoração do "Dia Internacional da Mulher" - directamente e através dos serviços da Câmara - do Centro Multimeios, e do seu próprio Gabinete, onde Maria José Vieira foi a "alma" da organização. A Dr.ª Isabel de Sousa e as funcionárias da Biblioteca Municipal deram-nos, também, uma preciosa colaboração, a merecer um agradecimento muito especial.
Outras Instituições de Espinho nos honraram com a sua presença - caso da PSP de Espinho, do Comando dos Bombeiros, do Centro de Saúde, das Direcções de Escolas, do Lions.
Da Assembleia Municipal, a Presidente, Graça Guedes. O Presidente da Junta de Freguesia de Paramos, Américo Castro.
Da Assembleia da República, estavam convidados todos os Deputados da Emigração, assim como as Deputadas que mais têm colaborado, ao longo destes 15 anos, com a "Mulher Migrante" (caso de Celeste Correia e Rosa Albernaz).
Por razões de agenda, houve os que não puderam vir. Aqui estiveram José Cesário e Carlos Páscoa, como oradores, e Luís Montenegro, deputado por Aveiro e vereador da Câmara de Espinho.
Mais numeroso acabou sendo o grupo de antigos deputados: Carlos Luís, que durante anos representou os emigrantes da Europa, e é agora o Secretário-Geral do INATEL, Amélia e Amândio de Azevedo - da Assembleia Constituinte - Dias Costa, emigrante e actualmente funcionário consular na Suiça. E ainda, Maria Barroso, a nossa "Presidente de Honra", José Mota e eu mesma.
Decisivo para a participação de cinco representantes dos "Encontros para a Cidadania", foi o apoio da Direcção- Geral de Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas e do próprio Secretário de Estado, Dr. António Braga. Não pôde comparecer em Espinho, mas foi lembrado, sempre que se falou dos seminários da Diáspora, que se lhe ficam a dever. E enviou mensagem que publicamos, considerando-a uma forma de presença.
Das Regiões Autónomas, veio a nova Directora das Comunidades dos Açores, Drª Rita Machado Dias, falar de uma realidade singular, como é a da emigração e das grandes comunidades oriundas da Região.
Brasileiros, moçambicanos, guineenses, angolanos estiveram, lado a lado, com portugueses emigrantes ou ex-emigrantes do Luxemburgo, de França, da Suiça, da RAS, do Canadá, da Venezuela, vindos sem qualquer apoio financeiro, que a organização não tinha meios para facultar...

E, por fim, menção à mensagem da Presidente da Câmara de Mindelo, Cabo Verde, que nos convida para um Encontro semelhante a este, em Cabo Verde - 2010.
Quem sabe? Deus queira!

Sem comentários:

Enviar um comentário