terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Georgia Alves para Berta Santana Entrevistas sobre o Encontro do Recife



Cristina Buarque

"Primeiro pra mim foi muito surpreendente.Uma temática muito interesse. Algo que é muito atual para o Brasil. O Brasil está atraindo neste momento, gente de todo mundo. Como um país que está em desenvolvimento, que precisa de mão de obra e que também tem empregos a oferecer. Então, é uma nova preocupação e eu achei fantástico. E eu quero contribuir com isso. Eu já fui exilada, já vivi em outro país em busca de algo que aquele país lhe dê e eu quero contribuir com as mulheres que venham de Portugal. Eu penso que lançaram uma boa semente"  

Sílvia Cordeiro, secretária da mulhere

"Esse encontro pra gente é muito importante porque traz pra reflexão a situação das mulheres migrantes, mesmo que a gente não tenha uma aproximação muito grande com a comunidade portuguesa no Recife, abriu um espaço importante para que a gente possa construir parcerias importantes, a partir do bloco Folia das Deusas, não é? Que é a relação do trabalho com as mulheres migrantes. Achei muito interessante o debate, são mulheres feministas, mulheres que estão interessadas realmente em fazer uma troca de cultura, interessadas com essa coisa da liberdade e autonomia das mulheres do ponto de vista da internacional. Isso é muito importante, a gente tá aqui e tá pensando em construir políticas públicas para as mulheres aqui no Brasil" 

Berta

"Foi com a ideia de fazer desse encontro o primeiro de muitos. Que se realize pelo menos uma vez por ano, no máximo bianual. Gostei do resultado. Achei que congregou várias gerações, se trocou várias experiências e se abriu possibilidades também. Esse momento começou a partir de um encontro que eu estive presente em Buenos Aires há uns anos atrás. E me chamou atenção que se fazia esse tipo de encontro em outros países e não se fazia no Brasil. Eu, pelo menos, não tinha conhecimento. E eu achava que a comunidade portuguesa em Recife era suficientemente grande para que se trouxesse esse tipo de encontro pra cá. Aí numa oportunidade que surgiu esse ano, eu propus o desafio. Aceitaram, e a gente topou organizar. E, graças a Deus, deu certo. Fiquei satisfeita".

Abraço querida
Geórgia

Geórgia Alves

55 81 9150 - 7621

Sem comentários:

Enviar um comentário