segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Sobre o Encontro com estudantes da Califórnia


Para  colocar no ENCONTRO COM BERKELEY

 

Ponto de encontro, desafio para um novo projeto  Berkeley/Espinho

Ou

  PROJETO Berkeley / ESpinho

Arcelina Santiago

 

 De Berkeley chegaram jovens americanos, estudantes da língua e cultura Portuguesa na famosa Universidade da cidade, de onde emergiram já tantos e tantos prémios Nobel.

 Vieram acompanhados pela professora, Deolinda Adão que todos os anos organiza uma viagem cultural, visitando pontos importantes de Norte a Sul de Portugal. Nada melhor e mais inspirador do que in loco conhecer o que estudam ao longo do ano. É a descoberta, o verdadeiro contacto com a realidade portuguesa, uma excelente forma de promover o nosso país e a sua cultura tão rica e diversificada.

 Marcaram presença este ano, pela primeira vez em Espinho, na Bienal d’Artes,  que foi palco para o encontro mundial Mulheres d’Artes da diáspora portuguesa – as migrações e as artes no feminino. Os alunos da Escola Básica e Secundária Domingos Capela, do Agrupamento Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida também eles autores das autenticas obras de arte, elaboradas na disciplina de Educação Visual - as belas  Caravelas presentes nesta exposição, estiveram neste encontro, proporcionando momentos de troca de experiências e um convívio salutar.

 No final, havia já um projeto que procurava mobilizar jovens de cá e de lá. Porque não partilhar a língua e autores da nossa literatura que fazem parte dos planos de estudo do ensino secundário e do primeiro ano da disciplina de Estudos portugueses na Universidade d Berkeley? O repto lançado pela Professora Doutora Deolinda Adão foi acolhido com entusiasmo pelos presentes.

 Esta é sem dúvida uma forma de divulgação da nossa cultura e, ao mesmo tempo, incentivo para que os nossos jovens estudantes valorizem cada vez mais o seu património cultural e sejam eles próprios protagonistas da sua divulgação no mundo.

O projeto e os seus contornos mais específicos foram ganhando forma nos meses seguintes. Senti-me honrada por ser a interlocutora deste projeto que pretende mobilizar as Escolas do concelho, dado que foi alargada a participação aos dois Agrupamentos de Escolas existentes em Espinho. Contactei as direções dos dois Agrupamentos e fui apresentar as linhas gerais do projeto aos professores coordenadores de Português. Os alunos aderiram e os professores da disciplina também. A confirmação foi-nos dada pelo  Professor João Paulo Reis,  da Escola Secundária Dr. Manuel Laranjeira, que irá coordenar o grupo de 15 alunos  de Humanidades e 9 alunos das Ciências,  do 11º ano do Ensino Secundário. A Drª Fernanda Alves do Agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida irá também apresentar o grupo de alunos interessados.

 A Professora Deolinda Adão reunirá em janeiro com todos, aproveitando uma vinda de trabalho a Portugal. Nessa altura estabeleceremos um protocolo oficial.

  O que é certo é que, as sementes foram lançadas neste Encontro e já começaram a  germinar, graças ao entusiasmo dos jovens e dos seus professores. As equipas serão constituídas por alunos americanos e portugueses que irão escolher um conteúdo, autor, obra, que faça parte do programa de português e, depois, de forma autónoma, criativa irão proceder a uma planificação e apresentação dos trabalhos, que tomará a forma que considerem mais adequada, no próximo ano de 2014, aquando da vinda dos alunos a Portugal.

 O ponto de encontro será Espinho, local onde foi lançado o desafio deste projeto, precisamente no ano da celebração dos 20 anos da Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade Mulher Migrante. Ele é um sinal da sua vitalidade e no acreditar que há futuro e que ele passa pela mobilização dos jovens para este tipo de atividades.

  Arcelina Santiago

Sem comentários:

Enviar um comentário