sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Graça Guedes ASAS Villa Elisa


A ACADEMIA SÉNIOR DE ARTES E SABERES NA ARGENTINA

Em Novembro de 2005, no Encontro em Bueno Aires organizado pela delegação local da Associação de Estudos, Cooperação e Solidariedade Mulher Migrante, intitulado A Igualdade entre Homens e Mulheres nas Comunidades Portuguesas da América do Sul, percebi a excelência deste grupo magnífico de mulheres que são um exemplo fantástico de dinamismo, competência e visão, que emprestam a tudo quanto se dedicam.

E assim continuam, honrando e servindo a causa da nossa Associação.

A Academia Sénior de Artes e Saberes em Vila Elisa é mais uma das suas atividades que tive a grata satisfação de vivenciar na Associação Sinceridad, o local que escolheram para implementar este projeto que lançamos e verificar como um sonho se pode tornar realidade.

Um sonho, traduzido num projeto que temos procurado lançar e destinado aos mais velhos, com atividades que possam combater a solidão e o isolamento, que normalmente originam situações traumáticas. Atividades diversificadas, que alterarem o ritmo de vida desta população, tornando-a ativa e participativa, com uma calendarização própria e uma frequência obrigatória. Consequentemente, melhoram significativamente a qualidade de vida, enriquecem-se sob o ponto de vista cultural, adquirem novos conhecimentos, fortalecem e alargam os seus relacionamentos.

E, tal como refere Manuela Aguiar, os projetos ganham vida, quando existe um compromisso, seguido de trabalho responsável de quem o realiza.

Maria Violante Martins Mendes, Maria Fernanda da Silva e Maria Josefina Mac Namara deram vida a este projeto, levando a cultura portuguesa a um grande grupo de senhoras portugueses e argentinas e que foi crescendo à medida que se espalhava a informação sobre o seu funcionamento, que teve início em Maio de 2013.

São hoje 37 alunas que todas as quartas-feiras vêm até ao clube para aprender as artes e técnicas tradicionais e inovadoras de crochet, de arraiolos, de ponto de cruz e de tecelagem, para durante 3 horas se empenharem nas suas tarefas e conviverem.

As obras realizadas e que estavam em exposição para deleito dos nossos olhos, testemunham o resultado das suas aprendizagens e a revelação dos seus talentos até então adormecidos, graças à competência das mestres que tão bem souberam transmitir os saberes do nosso património cultural, com aquele carinho e dedicação que tanto as carateriza.

Este é mais um dos programas anuais da Delegação argentina da Associação Mulher Migrante e que ao longo de quinze anos tem corporizado os nossos objetivos e, no caso específico do programa ASAS em Vila Elisa, tem já pedido de novas inscrições, garantindo assim a sua continuidade e, muito certamente, com mais atividades.

Parabéns.

Graça Guedes

 

Sem comentários:

Enviar um comentário