terça-feira, 3 de dezembro de 2013



Mensagem de S. Exa. o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. José Cesário, ao Encontro da Mulher Migrante no Recife.



Por ocasião do Encontro da Mulher Migrante no Recife, quero, antes de mais, começar por saudar e felicitar a "Mulher Migrante – Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade", nas pessoas da Dra. Manuela Aguiar e Dra. Rita Gomes, por mais esta meritória iniciativa, agora no Recife.

Ainda há cerca de um mês, mais concretamente em 24 e 25 de Outubro último, teve lugar, em Lisboa, no Palácio das Necessidades – Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Encontro Mundial das Mulheres da Diáspora, no âmbito das Comemorações dos 20 anos da "Mulher Migrante", uma iniciativa levada a efeito com o alto patrocínio do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, tendo por base uma parceria que envolveu a Associação "Mulher Migrante", a Fundação Pro Dignitate, a Universidade Aberta, o Alto Comissariado Para a Imigração e Diálogo Intercultural e a Comissão Para a Cidadania e Igualdade do Género, que registou um grande sucesso, com elevada participação das Mulheres Migrantes e demais individualidades presentes.

Quero assim congratular-me com a realização de mais este Encontro da Mulher Migrante no Recife, que, estou certo, será mais um momento de reflexão e de estudo dos problemas da Mulher e mais especificamente da Mulher Migrante.

Gostaria também de aproveitar esta oportunidade para saudar a Comunidade Portuguesa e Luso – Brasileira do Recife e de enviar a todos os participantes uma mensagem de incentivo à vossa participação e intervenção cívica na vida social e local. Como já tenho referido no passado, o papel da Mulher, a sua participação ativa na vida social e comunitária, é absolutamente decisivo.

Lamentando não me ser possível estar presente nesse Encontro, devido a compromissos já anteriormente assumidos, reitero as minhas melhores saudações, desejando um excelente e profícuo trabalho em prol das Comunidades Portuguesas.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas

José de Almeida Cesário

Sem comentários:

Enviar um comentário