quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DEOLINDA ADÃO lembra BERTA MADEIRA

Berta Ormond Avila Madeira
25 de Julho, 1924 - 23 de Fevereiro, 2012
Berta O. A. Madeira nasceu em Oakland, Califórnia, filha de Francisco Avila natural da Ilha Terceira e de Wilhelmia Ormond nascida na Ilha de São Jorge, mas criada na Ilha Terceira, Açores. Berta Madeira foi educada no seio da comunidade Portuguesa de Oakland,participando ativamente em inúmeras associações, uma das quais a Sociedade PortuguesaRainha Santa Isabel, onde foi associada ao conselho subordinado número 68 localizado em Berkeley por 57 anos. Durante esses anos Berta Madeira foi uma energética lutadora por todas as causas abraçadas pela sociedade, especialmente as relacionadas com a organização, avaliação e distribuição de bolsas de estudo. Berta, uma entusiasta por História, fundou e organizou o museu da sociedade e serviu a S.P.R.S.I. como Presidente Suprema durante um ano entre 1979-1980.
Adicionalmente, também participou ativamente em outras sociedades fraternais, particularmente
a União Portuguesa do Estado da Califórnia (UPEC) e a Sociedade do Espírito Santo (SES). Em
reconhecimento do seu trabalho em prol da comunidade Portuguesa assim como da cultura e
língua Portuguesas, Berta Madeira foi condecorada pelo Governo Português e homenageada por
várias sociedades e associações da comunidade Portuguesa da Califórnia.
Prendada de rara capacidade, após completar o décimo segundo ano no colégio Holy Names em Oakland, continuou os seus estudos na Universidade da Califórnia, Berkeley chegando a frequentar o curso de doutoramento. Berta Madeira participou no processo de fundação nas Nações Unidas em San Francisco na capacidade de tradutora e foi professora de línguas na Universidade da Califórnia, Berkeley. Casou com o Dr. Luiz Julio Madeira, cujo consultório administrava.
Durante várias das suas frequentes viagens a Portugal, Berta Madeira participou em colóquios e conferências com apresentações desenvolvendo o tema da atividade associativa, cultural e cívica da comunidade Portuguesa da Califórnia, em representação de várias entidades associativas desse Estado.
Após o falecimento do seu esposo em 2006, Berta Madeira mudou-se da sua cidade natal para a cidade de Folsom, local de residência de seu filho, nora e netos, na companhia dos quais veio a falecer com a bonita idade de 87 anos, quase todos dedicados completamente à sua família, amigos, membros da comunidade Portuguesa, e à sua amada cultura Portuguesa, pois embora o seu local de nascimento tivesse sido os Estados Unidos, nomeadamente a Califórnia, o seu coração pertencia a Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário