terça-feira, 13 de novembro de 2012

MARIA ALBERTINA

O Olhar da Presidente da Associação Mulher Migrante na Argentina sobre a 1ª Mulher Presidente do Clube Português


Maria Albertina



Eu conheci a Maria Albertina muito jovem, no ano 1970, na Quinta da Saudade, que pertence ao Clube Português de Buenos Aires.

Comecei a ver seu trabalho e a admira-la como uma Associada que se distinguia pela actuação a todo momento, nas festas… Um dia perguntei quem era e informaram-me que tinha um lugar destacado dentro do Clube. Era a única!..



A 2 de Dezembro de 1952, inaugurou-se a sede do Clube Português, e esta Mulher, ainda muito jovem, mas com todo o Portuguesismo, com uma grande vocação para o trabalho associativo, já lá estava.

O Clube Português era uma bela mansão, onde ainda hoje está a sua sede principal e

María Albertina, começa a sua actividade logo no día 13 de Outubro, e, de aí em diante nunca mais deixou de estar presente, de pertencer, de se dedicar Clube.

Mas não se limita ao círculo desse Clube pioneiro, colabora com outros, que vão surgindo, promove as suas actividades, convoca os compatriotas para participarem



De início, faz parte da Comissão de Jovens, do Clube Português, que, nessa altura, contava com quase todos Portugueses - era o único lugar onde podiam matar saudades e recordar a Pátria distante....

Depois, esteve em varias Sub- Comissões Directivas do Clube, como a Sub- Comissão de Damas, da Cultura, Foi integrante do Rancho Folclórico (ALEGRÍAS PORTUGUESAS) …

Durante estes 60 anos muito se lhe deve na divulgação da Cultura Portuguesa, através de todas as Associações Portuguesas, do Grande Buenos. Airess. e até de outras mais distantes.

Maria Albertina é uma pioneira do Associativismo dentro da Comunidade Portuguesa na Argentina, - sempre se ouvia falar dela como a única Mulher , que já era considerada uma Igual, que os Homens respeitavam. Não era pouca coisa em tempos de “machismo”! - O Homem queria estar dirigindo tudo, por isso esta Mulher teve que demonstrar as suas extraordinárias qualidades pessoais, para lutar contra tantos preconceitos

Eleita Vice-Presidente deste clube grandioso e tradicional (a primeira Vice-Pte. Mulher) e depois a primeira Presidente, no período de Junho do ano 2000, a Setembro de 2002, De Janeiro de 2004 a Dezembro do 2004, é novamente Presidente Interina .(por Renuncia do anterior presidente),

Foi Sócia Fundadora da Associação da Mulher Migrante Portuguesa na Argentina e grande colaboradora, sempre ao nosso lado.

É também membro da Casa de Portugal Virgem de Fátima de Villa Elisa, da Cidade de La Plata.

Em 2003, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades Portuguesas, Dr. António Martins da Cruz distinguiu-a com a Medalha de Mérito pela atuaçâo relevante em prol das Comunidades Portuguesas.

Todo este excepcional serviço comunitário de Maria Albertina teve o acompanhamento da família, de seu marido Amândio Gago Rodrigues, também ele um trabalhador incansável e um incondicional aliado da esposa.....

E os filhos o Dr. Marcelo Fabián Gago Rodrigues e a Licenciada Arlete Liliana Gago Rodrigues, adoram Portugal, movidos pelo exemplo da Mâe, cuja ausência de casa aceitavam, porque era para ajudar a sua comunidade.

Só quem não está dentro de uma Associação não sabe dar valor às horas de dedicação que se oferecem pelo nosso Portugal distante.





Escolher uma Mulher para Presidente, do mais antigo Clube Português não deve ter sido fácil - mas foi um acto de reconhecimento para uma Mulher com mérito tal, que não pode ser ignorada pelos seus pares da Comissão Directiva.

De facto, ela fora Directora do Boletim Informativo durante 20 anos, e do programa radial A VOZ DO CLUBE PORTUGUÈS) , programa que já tem 46 anos de vida .

E foi também foi membro do Conselho das Comunidades Portuguesas na República Argentina, durante muitos anos

Como Presidente da Associação da Mulher Migrante e Sócia Vitalícia do Clube Português sinto-me muito orgulhosa de ter sido integrado a Comissão Directiva do Clube e de ter compartilhado momentos inolvidáveis junto à Senhora Dona Maria Albertina!

Foi uma grande oportunidade de aprender ao seu lado. Sendo ou não presidente da Comissão, ela continua a ser um exemplo, trabalhando em quaisquer outras funções, norteada por valores. Exemplo de Sabedoria! Exemplo dos ideais do nosso Associativismo na Argentina

Muito mais teria para falar sobre esta grande Lutadora do Clube Português; mas dizem que a Verdadeira História começa depois - quando não estamos por aqui...........

Honra Portugal esta Emigrante na Argentina como grande cidadã a promover a expansão da Língua, da Cultura, dos Costumes, de tudo o que está relacionado com Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário