quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Homenagem a Virgílio Teixeira

A fama, viveu-a numa carreira fascinante, a partir dos estúdios de Madrid e de Hollywood. Uma carreira em que o actor se impôs pelo talento e o Homem pelo encanto. Foi sempre ele, discreto, com o sentido de humor das pessoas cultas e inteligentes, com a natural distinção que levava já consigo, e que a notoriedade não poderia abalar. Simpático, magnânimo, Virgílio Teixeira, o cidadão, brilhava também fora da tela


Um dia, como muitos outros emigrantes, quis, simplesmente, regressar à terra, à Madeira, ilha dos seus amores - para iniciar uma nova vida, para ser feliz com a Vanda, “para sempre”, como num filme que termina bem.

E quis colocar toda a sua experiência do mundo da Diáspora ao serviço dos seus conterrâneos. Foi, durante anos, um talvez inesperado, mas muito eficiente Director dos Serviços para as Comunidades Madeirenses – e nessas funções o conhecemos.

Na Associação de Estudo Mulher Migrante pudemos contar com ele, invariavelmente, solidariamente, na defesa de causas comuns, no esforço de reconhecimento do papel e dos direitos dos emigrantes: um aliado, um amigo disponível para a acção conjunta, simples, generoso, com a atitude positiva e o sorriso com que sempre o lembramos.

Estas são algumas das qualidades com que fez história, prestigiando o País e tornando a sociedade do seu tempo melhor - mais civilizada e mais convivial.

Sem comentários:

Enviar um comentário