quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Rita sobre Fernanda Ramos

Lembrar a Engª Fernanda Ramos




Maria Fernanda Reis Monteiro e Brito Ramos, nasceu no Brasil, veio para Portugal ainda

pequena, foi para o Brasil, casou, constituiu Família e foi sempre dedicada às causas dos mais

carecidos.



Como Engª, veio a Portugal, onde exerceu a sua profissão numa grande Empresa Brasileira

ligada, à área da construção civil.

Durante a sua estada em Portugal criou um considerável grupo de Amigas e de Amigos,

algumas e alguns figuras destacadas da política e da nossa sociedade. Deixou gratas e

inesquecíveis recordações! Manteve sempre com todas e com todos uma ligação fraterna.



Ainda hoje é recordada com a maior amizade e reconhecimento.



Foi sempre uma Mulher empenhada pela melhoria de Portugal.



Foi-me apresentada pela Drª Manuela Aguiar, que, à data, era Vice-Presidente da AR.

Eu tinha então acabado de me reformar (1992) desgostosa que estava com a situação em que

vivia no que respeitava aos trabalhos do Instituto de Apoio à Emigração e às Comunidades

Portuguesas, de que fui Presidente.



Um dia convidaram-me para almoçar: a Engª Fernanda Ramos e a Drª Manuela Aguiar.



Não suspeitei que era para me fazerem uma proposta ….



Convidaram-me, então, para eu ajudar a constituição de uma Associação de Mulheres na

área das Migrações. Empenhada desde muito nova pela causa das Migrações, onde comecei a

trabalhar, não resisti.



A partir dai passei a ter um relacionamento mais próximo com a Engª Fernanda Ramos.

Ela estava muito motivada e muito trabalhou para a concretização da «Mulher Migrante -

Associação de Estudo, Cooperação e Solidariedade», designação sobretudo escolhida, na

altura, creio pela Drª Manuela Aguiar e pela Drª Maria do Céu da Cunha Rêgo, distinta jurista e

Assessora do Instituto de Apoio à Emigração e ás Comunidades Portuguesas. Mais uma Mulher

que merece ser evidenciada, pelos muitos trabalhos que desenvolveu em favor das Mulheres e

na área das Migrações. Foi Secretária de Estado da Igualdade.



Esta equipa era, então, imparável!

Com a Engª Fernanda Ramos passámos a percorrer juntas os vários Departamentos Estatais

para que aquela “ideia” se concretizasse, digamos, para se oficializar a Associação. Bons e

Felizes tempos que recordo com saudade e franca amizade, bem como o seu inexcedível

empenhamento e a excelente colaboração.



Em 8 Outubro de 1993 foi feita a Escritura Notarial da constituição da AMM.



A nossa Amiga Fernanda já havia voltado para o Brasil, para junto da sua família, mas ficou

como Associada Fundadora, depois passou a ser membro do Conselho de Representantes da

Associação no Brasil e mais tarde Associada Honorária, nos termos estatutários.

Procurava contatar-nos e manter-se informada sobre os assuntos de Portugal e da AMM.



Mesmo á distância, acompanhou-me em vários fases difíceis da minha vida pessoal: quando

perdi meu marido – amicíssimo da Fernanda – e durante a minha grave doença. Não a

esqueço!



No Brasil, foi Cônsul Honorária de Portugal em Minas Gerais, onde se distinguiu pelo excelente

apoio pessoal e outro à comunidade local, assumindo mesmo encargos, que não lhe cabiam.



Mulher profundamente católica, firme nas suas convicções, determinada … uma verdadeira

humanista, escondida anos e anos no outro lado Mundo, mas sempre atenta ao que se

passava com o nosso País e com os “casos” que a apaixonavam, onde quer que ocorressem.



Até que um dia, chegou a triste notícia ………25/06/2012.

Havia-me telefonado talvez um mês antes, nada me disse sobre a sua doença!

Que enorme falta tenho/ temos sentido, todas e todos.



12/11/12

Maria Rita Andrade Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário