terça-feira, 13 de novembro de 2012

ELSA DE NORONHA


MINI-BIOGRAFIA ELSA DE NORONHA 2012























Elsa de Noronha, Dizedora de Poesia, natural de Moçambique, (22/8/34) filha do poeta Rui de Noronha e de Albertina Santos, ex-Professora deContabilidade, em Moçambique, (Escola Comercial e Instituto Superior de Contabilidade). Em simultâneo, dedica-se à alfabetização de adultos.
Começa a dizer Poesia aos dez anos, nas “festinhas” de escola, liceu, amigos, etc.. Interrompe aos 14 anos; faz Atletismo e Basquetebol. Entre 1955 e 1960 estuda em Portugal.
Volta a Moçambique como Professor
Retorna a Portugal em 1977, na função pública, dando formação profissional, em contabilidade. A par disto, em 1982 recomeça a dizer poesia em escolas, universidades, lares de idosos, autarquias, congressos, bares: Botequim- Natália Correia, Um Poeta no Camarim- Maria Dulce.
Mais recentemente, bares: Inda a Noite é uma Criança, Onda Jazz, Vinil, Rosa Xáverde, atualmente: Infinito Bar.
A partir de 1984 passa a receber alguma compensação financeira. Para tal,inscreve-se nas Finanças.

Em 1985 começa a frequentar cursos de curta duração sobre dicção, domínio da voz, Arte de Dizer, etc.
.Em 1986 começa a cantar em coros, mantendo-se até ao presente no Lisboa Cantat.
A partir de 1996 grava CDs de poesia de autores lusófonos. Elsa de Noronha já disse poesia em: Portugal Continental, Açores, Madeira, Bremen, Rio de Janeiro, Cabo Verde, Maputo, S. Tomé e Príncipe, Paris, Amsterdão, Utreque e Estocolmo.
Em 2010 apresenta, pela primeira vez, um formato de espetáculo poético que intitulou de Poiésis Msahoo (o 1º sobre Liberdade, o 2º sobre Língua Portuguesa e o 3º sobre Malangatana).
Em 2011 participa no 6º encontro dos Museus Lusófonos, dizendo Poesia.

1 comentário:

  1. Boa tarde. Gostaria de saber mais sobre Elsa de Noronha e confirmar o seu pseudónimo (Águeda Ceita?) e se possível sobre mais autores/as lusófonos. Trabalho actualmente numa edição de 12 volumes sobre poetas de todo o mundo, que tenham escrito em português (apenas poesia). Aguardo as V/informações, que desde já agradeço.
    João Oliveira

    ResponderEliminar