quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Alexandra Custódio




Intervençao : Alexandra Ribeiro CUSTODIO  - França

 

ENCONTRO MUNDIAL DA MULHER MIGRANTE   24 e 25 Outubro 2013

« Empreendorismo Feminino « 

na  Diaspora da Mulher  Migrante

 

Uma empresa nasce sempre dum acto economico entre duas pessoas que se conhecem e que decidem de fazer negocio  juntos.  Sem pessoas nao hà empresa.

Eu acho que uma EMPRESA é uma criança que nasce , que devemos criar, valorizar e fazer crescer para durar e ter successo.

Uma mulher tem esse faculdade  natural de ser mae, de « maternar »,  de compreender a empresa, de ajudar a crescer e da desevenvolver.  A « visao feminina » da empresa é uma mais valia nessa relaçao de negocios muitas vezes ignorada dela propria . Ela mesmo nao se sente a altura.

Eu sou diplomada em gestao de empresas e contabilidade e tenho experiencias em varias funcoes de direcçao nos sectores de actividades  muitos masculinos  como a mecanica ( 20 anos) a construçao civil (10 anos) e a restauraçao rapida Grupo McDOnalds ( 5 anos)

Tenho responsabilidades na vida Associativa, Publica e Politica (ambiente muito machista) jà mais de 20 anos.  Sou casada, tenho um marido e sou mae de 2 filhos.

Sou dirigente duma empresa que eu criei em 2005, LUSOFORMA, gabinete de gestao, contabilidade e formaçao com 5 funcionarias.

Sou Presidente do Portugal Business Club de Saint-Etienne desde 2009.  Este clube de empresarios é em maioria masculino mas a equipa de Direcçao é composta de 50% de mulheres e 50% de homens. E uma regra implementada para o futuro. » 

Meu objetivo  identificado por todos : A paridade em toda as instancias de decisao. ( as mulheres tem que reagir)

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Os empresarios aderentes reconhecem-me a capacidade de liderar, mobilizar, animar, activar  e incentivar a criaçao de laços. Estas condicoes sao indespensaveis para um ambiente de negocios e animar os recursos humanos das empresas ; primeiro capital duma empresa.  Os homens aderentes do Clube sabem todos isso.

A mulher,(por valores educativos adqueridos) geralmente nao aspira ao Poder. Ele gere  muitas vezes a empresa no back-office e deixa o titulo de «  Patrao » ao seu marido ou a um homen que  pretender prioritariamente ao  « Poder ».  

Um homen sente-se sempre com falta de  Valorizaçao, de Legitimidade, ainda que a mulher nem tanto , ela nao reclama o poder . Muitas vezes é    sua propria culpa.

Sera que estes valores serao menos importantes para as  mulheres que para os  homens ??

Sem duvida que nosso genro  naturalmente feito  de mais altruismo, de partilha, de comunicaçao e de trocas  facilitadas com os outros ;  favorece estas pre-disposicoes que tem as mulheres a criar laços numa relaçao humana de confiança para depois realizar um acto économico.

As mulheres ,ao meu ver, nao desenvolvem tanto EGO.

As melhores equipas comerciais actualmente sao as mulheres, lideradas nao maior parte dos casos pelos homens. Colectivamente, elas partilham muitos mais o conhecemento

E esta altura de crise mundial économica mais sobretudo crise de valores, vai sem duvida favorecer  um empenho superior das mulheres para superar as dificuldades de  mutaçao dos valores  familiares e empresariais.

Os movimentos économicos do mundo vao ser muito menos de bems de produçao industrial mais muito mais de  bems imateriais .As transferencias dos conhecimentos  entre os homens vai ser superiore. Estes « novos produtos »virtuais  objetos de negocios vao  ser mais  qualificados  e nao podem ser quantificados.  Esta revoluçao lenta é muito mais acompanhada pelas as mulheures do mundo em silencio que pelos homens que nao as precentem tanto e querem resistir.

Em 100 milhoes de europeus, hà 66% de mulheres que vao silenciosamente  acompanhando esta mudança . Elas ajudam, hoje, este Novo Mundo dos negocios  a nascer.

Na diaspora da mulhere migrante, lembro-me da minha avo paterna, Claudina, que nao sabia nem ler, nem escrever mais era ela quem  fazia negocio, quem vendia os produtos da produçao agricola nos mercados.. O meu avo ele trabalhava a terra e, ela vendia a produçao para trazer dinheiro para a casa. Ela tinha intuitivamente a competencia para estabelecer  uma melhor  relaçao comercial com os clientes.

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Anticipava o mercado, acompanhava o consumidor, partilhava conhecimento  e nao « paradigomos adequeridos », ela  tinha CREATIVIDADE.sem fim

Tambem outro exemplo pessoal ;  A minha mae, Natercia, que era mulher de casa e que criou seus 5 filhos, que so estudou até o primeiro ano de liceu . Era « alfaita »,  ela trabalhava. Ela geria as contas  da casa,  enquanto o meu pai trabalhava fora para ganhar  para a casa.

Nenhuma decisao de compra importante ou de investimento era tomada sem  o assentimento e a rubrica da minha mae.

Como a minha mae, a Mulher Migrante foi sempre responsavel da gestao das contas da familia nas condiçoes sempre muitos dificeis das migraçoes. Nao seria jà isso o seu primeiro acto empresarial, a sua primeira empresa  que ela aprendeu a gerir por necessidade e por obrigaçao.

A mulhere migrante da ultima geraçao  (nao agora) muitas vezes sem formaçao inicial, nao teve cursos de gestao mais tinha a pratica comercial e a capacidade  de gestionaria dos recursos financeiros da casa.

Ela realizava actos « empresariais » todos dias sem o dizer, sem o saber, sem mesmo identifica-los

O Portugal BUSINESS CLUB de França, foi criado em 2005

pelo um grupo de 5 empresarios portugueses da regiao de Lyon (3 homens e 2 mulheres, jà tinhamos paridade assumida) .

Ele tem por objetivo de reunir todas as forças vivas de França que tenham uma ligaçao directa ou indirecta com o desenvolvimento economico dos paises lusofonos.

Podendo assim criar uma sinergia que permitira facilitar as trocas de experiencias e partilhar informaçoes.

Nos pretendemos criar varios clubes em França em varias cidades nas quais os empresarios, muitas vezes sentem-se sozinhos  para provocar encontros e conviverem a volta dos negocios.

Em toda a França  temos  mais de 300 empresas  adherentes sou 8% sao mulheres. 

Criar laços humanos e acçoes comerciais reais

Isso é o objectivo prioritario  do nosso Clube.

Fazer négocios em lingua portuguesa é uma mais valia économica

Isto é o nossa mensagem.

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Eu sou uma Presidente otimista e quero deixar esta mensagem « 

Nos tempos de crise e de dificuldades  que vivemos na Europa e no Mundo ; eu penso  sinceramente que é esta a melhor altura de ter criatividade para criar novas oportunidades..  A imaginaçao feminina nao tem limites e a capacidade da mulher  portuguesa  vai sem duvida aproveitada  para  inventar novo futuro positivo  .

 Ela vai  contribuir a  emergencia de este novo mundo de negocios  muito mais perto dos  valores humanos.

A todas as mulheres da Diaspora, eu digo para terem honra das vossas proprias accoes, serem sempre positivas nas vossas empresas e sempre activas e ambiciosas nas vossas casas para poderem sempre adquerirem conhecimentos e liberdade para construir o vosso futuro.

Essa postura sera sempre uma boa atitude para construir o Nosso  Destino .

Eu digo sempre,  que quando eu ver uma mulher « incompetente » occupar um posto de responsabilidade substituindo um homen competente…

Esse dia realmente posso dizer que ganhamos IGUALDADE

 

 

Obrigada pelo convite e

Continuçao de boms trabalhos

Alexandra Ribeiro Custodio

Presidente do Portugal Business Club de Saint Etienne- França
Empresaria : Cabinet Lusoforma : Formaçao,  gestao, contibilidade,

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