segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Maria Violante Martins - ASAS em Villa Elisa


cc
ASAS em Villa Elisa
 
Os projectos ganham vida quando existe um compromisso seguido de trabalho responsável de quem o realiza. Se esse trabalho não tem retribuição material, mas tão somente solidária, é duplamente valioso, já que se põe  o esforço, a criatividade e a vontade de fazer obra ao serviço de uma causa.
Assim nasceu o projecto ASAS/ Academias Séniores de Artes e Saberes, que tem por finalidade oferecer cursos de aprendizagem e formação artística a um segmento da população que se convencionou designar por  "terceira idade"
O local escolhido para desenvolver este projecto na Argentina foi a Associação "Sinceridad" em Villa Elisa.
O clube "Sinceridad" é um acolhedor  ponto de encontro,  onde as pessoas  mais idosas . podem partilhar actividades sociais e culturais.
Foi neste ambiente que os cursos começaram, com a direcção assumida pelas professoras Maria Violante Martins Mendes, Maria Fernanda da Silva e  Maria Josefina Mac Namara. Com elas, o projecto tem levado a cultura portuguesa a um grande grupo de senhoras portugueses e argentinas, que foi crescendo à medida  que se espalhava a informação sobre o seu funcionamento, convívio caloroso e qualidade do ensino, que são a imagem de marca do projecto ASAS. Fazer amigos e partilhar experiências.
Todas as quartas-feiras vêm até ao clube todas as que procuram aprender as artes e técnicas tradicionais e inovadoras de  crochet, arraiolos, ponto de cruz, tecelagem.
A iniciativa teve o seu começo nos primeiros dias de Maio de 2013 e conta actualmente 37 alunas que, uma vez por semana, à tarde,  se reúnem durante 3 horas consecutivas, ocupando as mentes e as mãos, fora de suas casas e da solidão em que muitas se encontram.
As obras realizadas são o testemunho fiel da capacidade de aprendizagem e dos talentos de um belo grupo de senhoras e da forma competente dos métodos de ensino e dos saberes transmitidos com generosidade  e carinho,  pensados para a vivência do património cultural, que cada docente fez seu e repartiu com as outras.
O projecto é uma parte do programa anual que a nossa associação vem pondo em prática ao longo de quinze anos no nosso país, fiel ao seu objectivo de promover a a juda e a inclusão dos mais necessitados da nossa comunidade portuguesa e argentina.

Sem comentários:

Enviar um comentário