domingo, 10 de novembro de 2013

Thais Matarazzo

--


COMUNICAÇÃO THAIS MATARAZZO
 
O livro "Fado no Brasil: Artistas & Memórias", da jornalista e pesquisadora musical Thais Matarazzo, vem suprir uma lacuna sobre o tema. Em geral, os artistas luso-brasileiros, que dedicaram suas carreiras à música portuguesa no Brasil, nem sempre merecem destaque na mídia e nas páginas da história. Esta obra tem como objetivo principal documentar e perpetuar essa história para as gerações vindouras.
A maior parte dos perfis biográficos encontrados neste livro pertencem a mulheres portuguesas que deixaram seu torrão natal ainda meninas e emigrarem para o Brasil, onde se tornaram vedetas da canção lusa. São vozes pioneiras aqui fizeram escola e constituíram sucessoras não esquecidas neste trabalho de recolha de biografias e memórias. 
A importância destas artistas é fundamental, pois elas foram e são as verdadeiras ferramentas de divulgação da música de seu país, em especial, o Fado. Assim, não deixando morrer as tradições e as raízes.
São histórias de mulheres fortes e batalhadoras quebraram tabus ao se tornarem artistas, muitas vezes contrariando a família, amigos e maridos.
Neste primeiro volume de "Fado no Brasil: Artistas & Memórias", a autora resgata 23 perfis biográficos de artistas veteranos e contemporâneos. Do primeiro time, pertencentes a geração da “Era de Ouro do Rádio”, são apresentados, Arminda Falcão, Cidália Meireles, Dina Teresa, Ester de Abreu, Francisco José, Gilda Valença, Irmãs Meireles, Joaquim Pimentel, Lucas Junot, Manoel Monteiro, Olivinha Carvalho, Quincas Gonçalves, Rosária Meireles e Salúquia Rentini. Da geração intermediária, décadas de 1960/70, temos, Adélia Pedrosa, Conceição de Freitas, Glória de Lourdes, Maria Alcina, Maria de Lourdes e Terezinha Alves. Das fadistas contemporâneas, encontramos as biografias de Ciça Marinho e Marly Gonçalves.
O livro conta com o apoio cultural da Ordem dos Músicos do Brasil / CRESP, com a colaboração do radialista Gerdal dos Santos, da jornalista Eulália Moreno, do historiador português Rui Lopes e do pesquisador musical Luiz Amorim.

Sem comentários:

Enviar um comentário