Intervençao : Alexandra
Ribeiro CUSTODIO - França
ENCONTRO MUNDIAL DA MULHER
MIGRANTE 24 e 25 Outubro 2013
« Empreendorismo Feminino «
na
Diaspora da Mulher Migrante
Uma empresa nasce sempre dum acto economico entre duas
pessoas que se conhecem e que decidem de fazer negocio juntos.
Sem pessoas nao hà empresa.
Eu acho que uma EMPRESA é uma criança que nasce , que
devemos criar, valorizar e fazer crescer para durar e ter successo.
Uma mulher tem esse faculdade natural de ser mae, de « maternar »,
de compreender a empresa, de ajudar a crescer e da desevenvolver. A « visao feminina » da empresa é
uma mais valia nessa relaçao de negocios muitas vezes ignorada dela propria .
Ela mesmo nao se sente a altura.
Eu sou diplomada em gestao de empresas e contabilidade
e tenho experiencias em varias funcoes de direcçao nos sectores de
actividades muitos masculinos como a mecanica ( 20 anos) a construçao civil
(10 anos) e a restauraçao rapida Grupo McDOnalds ( 5 anos)
Tenho responsabilidades na vida Associativa, Publica e
Politica (ambiente muito machista) jà mais de 20 anos. Sou casada, tenho um marido e sou mae de 2
filhos.
Sou dirigente duma empresa que eu criei em 2005,
LUSOFORMA, gabinete de gestao, contabilidade e formaçao com 5 funcionarias.
Sou Presidente do Portugal Business Club de Saint-Etienne
desde 2009. Este clube de empresarios é
em maioria masculino mas a equipa de Direcçao é composta de 50% de mulheres e
50% de homens. E uma regra implementada para o futuro. »
Meu objetivo identificado por
todos :
A paridade em toda as instancias de decisao. ( as mulheres tem que reagir)
- 1
Os empresarios aderentes reconhecem-me a capacidade de
liderar, mobilizar, animar, activar e
incentivar a criaçao de laços. Estas condicoes sao indespensaveis para um ambiente
de negocios e animar os recursos humanos das empresas ; primeiro capital
duma empresa. Os homens aderentes do Clube
sabem todos isso.
A mulher,(por valores educativos adqueridos) geralmente
nao aspira ao Poder. Ele gere muitas
vezes a empresa no back-office e deixa o titulo de « Patrao » ao seu
marido ou a um homen que pretender
prioritariamente ao « Poder ».
Um homen sente-se sempre com falta de Valorizaçao, de Legitimidade, ainda que a
mulher nem tanto , ela nao reclama o poder . Muitas vezes é sua
propria culpa.
Sera que estes valores serao menos importantes para
as mulheres que para os homens ??
Sem duvida que nosso genro naturalmente feito de mais altruismo, de partilha, de
comunicaçao e de trocas facilitadas com
os outros ; favorece estas
pre-disposicoes que tem as mulheres a criar laços numa relaçao humana de
confiança para depois realizar um acto économico.
As mulheres ,ao meu ver, nao desenvolvem tanto EGO.
As melhores equipas comerciais actualmente sao as
mulheres, lideradas nao maior parte dos casos pelos homens. Colectivamente, elas
partilham muitos mais o conhecemento
E esta altura de crise mundial économica mais
sobretudo crise de valores, vai sem duvida favorecer um empenho superior das mulheres para superar
as dificuldades de mutaçao dos valores familiares e empresariais.
Os movimentos économicos do mundo vao ser muito menos
de bems de produçao industrial mais muito mais de bems imateriais .As transferencias dos
conhecimentos entre os homens vai ser
superiore. Estes « novos produtos »virtuais objetos de negocios vao ser mais
qualificados e nao podem ser
quantificados. Esta revoluçao lenta é
muito mais acompanhada pelas as mulheures do mundo em silencio que pelos homens
que nao as precentem tanto e querem resistir.
Em 100 milhoes de europeus, hà 66% de mulheres que vao
silenciosamente acompanhando esta
mudança . Elas ajudam, hoje, este Novo Mundo dos negocios a nascer.
Na diaspora da mulhere migrante, lembro-me da minha
avo paterna, Claudina, que nao sabia nem ler, nem escrever mais era ela
quem fazia negocio, quem vendia os
produtos da produçao agricola nos mercados.. O meu avo ele trabalhava a terra
e, ela vendia a produçao para trazer dinheiro para a casa. Ela tinha intuitivamente
a competencia para estabelecer uma
melhor relaçao comercial com os clientes.
-2-
Anticipava o mercado, acompanhava o consumidor,
partilhava conhecimento e nao « paradigomos
adequeridos », ela tinha CREATIVIDADE.sem
fim
Tambem outro exemplo pessoal ; A minha mae, Natercia, que era mulher de casa
e que criou seus 5 filhos, que so estudou até o primeiro ano de liceu . Era
« alfaita », ela trabalhava. Ela
geria as contas da casa, enquanto o meu pai trabalhava fora para
ganhar para a casa.
Nenhuma decisao de compra importante ou de
investimento era tomada sem o
assentimento e a rubrica da minha mae.
Como a minha mae, a Mulher Migrante foi sempre
responsavel da gestao das contas da familia nas condiçoes sempre muitos
dificeis das migraçoes. Nao seria jà isso o seu primeiro acto empresarial, a
sua primeira empresa que ela aprendeu a
gerir por necessidade e por obrigaçao.
A mulhere migrante da ultima geraçao (nao agora) muitas vezes sem formaçao inicial,
nao teve cursos de gestao mais tinha a pratica comercial e a capacidade de gestionaria dos recursos financeiros da
casa.
Ela realizava actos « empresariais »
todos dias sem o dizer, sem o saber, sem mesmo identifica-los
O Portugal BUSINESS CLUB de França, foi criado em 2005
pelo um grupo de 5 empresarios portugueses da regiao
de Lyon (3 homens e 2 mulheres, jà tinhamos paridade assumida) .
Ele tem por objetivo de reunir todas as forças vivas
de França que tenham uma ligaçao directa ou indirecta com o desenvolvimento
economico dos paises lusofonos.
Podendo assim criar uma sinergia que permitira
facilitar as trocas de experiencias e partilhar informaçoes.
Nos pretendemos criar varios clubes em França em
varias cidades nas quais os empresarios, muitas vezes sentem-se sozinhos para provocar encontros e conviverem a volta
dos negocios.
Em toda a França
temos mais de 300 empresas adherentes sou 8% sao mulheres.
Criar laços humanos e acçoes comerciais reais
Isso é o objectivo prioritario do nosso Clube.
Fazer négocios em lingua portuguesa é uma mais valia économica
Isto é o nossa mensagem.
-3-
Eu sou uma Presidente otimista e quero deixar esta
mensagem «
Nos tempos de crise e de dificuldades que vivemos na Europa e no Mundo ; eu
penso sinceramente que é esta a melhor altura
de ter criatividade para criar novas oportunidades.. A imaginaçao feminina nao tem limites e a
capacidade da mulher portuguesa vai sem duvida aproveitada para
inventar novo futuro positivo .
Ela vai contribuir a
emergencia de este novo mundo de negocios muito mais perto dos valores humanos.
A todas as mulheres da Diaspora, eu digo para terem
honra das vossas proprias accoes, serem sempre positivas nas vossas empresas e sempre
activas e ambiciosas nas vossas casas para poderem sempre adquerirem conhecimentos
e liberdade para construir o vosso futuro.
Essa postura sera sempre uma boa atitude para
construir o Nosso Destino .
Eu digo sempre,
que quando eu ver uma mulher « incompetente » occupar um posto
de responsabilidade substituindo um homen competente…
Esse dia realmente posso dizer que ganhamos IGUALDADE
Obrigada pelo convite e
Continuçao de boms trabalhos
Alexandra Ribeiro Custodio
Presidente do Portugal
Business Club de Saint Etienne- França
Empresaria : Cabinet Lusoforma : Formaçao, gestao, contibilidade,
Empresaria : Cabinet Lusoforma : Formaçao, gestao, contibilidade,
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